loading

Reunião de Governança reúne prefeituras de Teresina, Petrolina e Caruaru

A Comunitas e as prefeituras de Teresina, Petrolina e Caruaru, realizaram, no último dia 28, uma reunião de Governança em conjunto, com a participação de líderes públicos e privados parceiros das cidades. Em pauta, os resultados obtidos pela parceria da Comunitas com as três cidades ao longo dos últimos quatro anos.

Leia também: Comunitas e prefeituras de Santos, Pelotas e Paraty realizam reunião de governança em conjunto

Além dos prefeitos Firmino Filho (Teresina), Miguel Coelho (Petrolina) e Raquel Lyra (Caruaru), da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e de alguns dos membros da governança da Comunitas – Ana Helena Vicintin, Luiz Ildefonso Simões Lopes, José Roberto Marinho e Solange Ribeiro, estiveram presentes no encontro virtual lideranças empresariais parceiras estratégicas e do Juntos, como Cloves Carvalho, da Votorantim, João Paulo Neves, da Neoenergia, e Leonardo Queiroz, da Viana & Moura Construções. Também participaram secretários municipais das prefeituras.

“Esse encontro proporciona uma interessante troca de experiências entre as cidades, pois temos aqui Firmino, que deixa um legado importante para Teresina e para a rede formada pela Comunitas, e dois jovens prefeitos, Miguel e Raquel, que carregam uma importante bagagem para o próximo ciclo nas prefeituras de Petrolina e Caruaru”, afirmou Regina.

Teresina

Em Teresina, o destaque ficou por conta das ações realizadas para equilíbrio fiscal, trabalho que atualmente está no 5º ciclo de implementação, obtendo ganhos diretos de eficiência na arrecadação e do gasto público, que vem sendo trabalhados desde 2015. Os impactos deste ganho podem ser observados, por exemplo, na qualificação e planejamento dos investimentos em Educação que renderam ao município, em 2019, o melhor IDEB entre as 27 capitais, com nota 7,4 anos iniciais e 6,3 nos anos finais.

“Manter o equilíbrio das contas é fundamental para garantir que os investimentos sejam realizados e proporcionar a melhoria da qualidade da gestão e dos serviços ofertados aos cidadãos, como a Educação”, disse José Roberto.

Caruaru

Em Caruaru, um dos principais resultados foi na área educacional, que, com o apoio do projeto de replicabilidade da experiência de Teresina, alcançou bons avanços no último ciclo do IDEB. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), Caruaru ficou com a média 5,5, que representa um crescimento de 5,8% em relação ao resultado de 2017 e 1,9% acima da meta de 5,4 estabelecida para o período. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a cidade obteve média de 4,9 – não atingiu a meta, porém a nota representa um crescimento 22,5% em relação ao registro anterior, demonstrando a capacidade de recuperação para o futuro.

Leia mais: Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Outro destaque foi no campo da Segurança Pública, com o Juntos pela Segurança – projeto liderado pela Prefeitura de Caruaru, com apoio da Comunitas e parceria da Open Society Foundations. A iniciativa tem se desenvolvido em duas frentes principais, a reformulação e priorização das ações do Juntos pela Segurança e a implementação do Observatório de Prevenção à Violência.

Recentemente, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, premiação que busca reconhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas aplicadas pelos membros RAPS em seus mandatos, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade.

Leia mais: Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Petrolina

Em Petrolina, a educação também foi destaque, com o projeto replicado de Teresina. Segundo a secretária da pasta, Margareth Zaponi, a iniciativa possibilitou a estruturação de um processo de monitoramento e intervenção pedagógica que foi planejado e aplicado em toda a rede municipal de ensino da cidade.

Os resultados foram evidenciados com a melhoria significativa na alfabetização, segundo a secretária, que destacou que Petrolina foi o único município com mais de 100 mil habitantes a alcançar a meta de alfabetização estabelecida pelo SAEPE e, seguindo este mesmo critério, também obteve a melhor nota do IDEB tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais. “Agradeço a Comunitas pelo apoio, efetividade, relevância das ações que foram trazidas, o trabalho realizado permitiu acelerar e potencializar os resultados apresentados”, declarou.

Leia também: Em mentoria para pré-candidatos, secretária exalta resultados obtidos pela Educação de Petrolina

“O engajamento dos prefeitos é essencial para esses resultados obtidos com a Comunitas. Essa energia é transformadora e está refletida na excelência dos projetos apresentados. São ótimos resultados conquistados a partir da soma de esforços e do verdadeiro engajamento dos servidores em busca de um resultado comum”, acredita Solange Ribeiro.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *