loading

Rio Grande do Sul inicia nova etapa do Projeto Envolver RS

O objetivo é expandir as ações para impactar todos os servidores ativos da administração pública 

O governo do Rio Grande do Sul promoveu encontro online, na tarde da última quarta (13), para dar início às ações do Projeto Envolver para 2022. O evento, que foi mediado por Iracema Castelo Branco, subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, contou com a participação, por vídeo, tanto do governador recém-empossado, Ranolfo Vieira Júnior, como do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal. A segunda parte do encontro foi uma palestra com o professor Clóvis de Barros Filho, que dissertou sobre o “Valor de Servir”.  

O projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS é apoiado pela Comunitas que, desde 2021, promove ações para modificar a cultura organizacional com o apoio de gestores e líderes da administração pública gaúcha. A ideia é melhorar a prestação de serviços públicos por meio da valorização e aumento da autoestima dos servidores.

 

O parceiro técnico da organização nessa frente é o escritório Betania Tanure Associados (BTA). “Cultura e liderança são faces da mesma moeda e, se não estiverem alinhadas, corre-se o risco de termos um funcionamento organizacional caótico, onde cada um faz o que julga necessário, mas sem alinhamento”, comentou Aldina Vickberg, consultora da BTA.  

Os servidores que realizaram atividades nas primeiras etapas do Projeto salientaram a importância dos aprendizados obtidos para o cumprimento das funções. A subsecretária Iracema pontuou que essas ações integraram todas as secretarias de Estado, avaliando que “a promoção de uma nova cultura organizacional é uma das diversas ações que o governo está realizando na área de gestão e desenvolvimento de pessoas.”

O governador recém-empossado, Ranolfo Vieira Júnior, explicou que o governo investe em obras, infraestrutura e tecnologia, mas também cuida das pessoas. Para ele, o cuidado significa tanto oferecer melhores serviços à população, como também ter um olhar para os servidores. “Através do Projeto Envolver, buscamos mudar a cultura organizacional capacitando gestores e líderes. Nessa nova fase, queremos expandir o projeto para impactar todos os servidores da ativa”, finalizou.  

Gestão de Pessoas vira política de Estado no Rio Grande do Sul

Como ato final de seu exercício, o ex-governador Eduardo Leite instituiu a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública como área estratégica do Estado. 

O decreto publicado no dia 30 de março no Diário Oficial da União dispõe sobre as diretrizes da política de gestão e desenvolvimento de pessoas, valorização e engajamento, atração e seleção de pessoas, gestão por competências, gestão de desempenho e qualidade de vida.

O documento salienta que “a gestão estratégica de pessoas, como política institucional de Estado, pressupõe uma atuação sistêmica e alinhada aos objetivos estratégicos governamentais, reconhecendo os agentes públicos como fundamentais para a geração de valor público”. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *