loading

Santos (SP) apresenta projetos apoiados pela Comunitas em evento da UNESCO

A foto mostra uma pessoa discursando, apresentando o projeto PDR

Crédito da imagem: Acervo Comunitas


Escola das Mães e o Programa de Participação Direta nos Resultados, ambos desenvolvidos com o apoio da Comunitas, foram apresentados como referência de políticas públicas bem sucedidas para cerca de 90 países

A foto mostra uma pessoa discursando, apresentando o projeto PDR

Crédito da imagem: Acervo Comunitas

Durante a 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, cuja edição de 2022 acontece em Santos, são discutidos diversos exemplos de boas práticas realizadas em várias cidades do mundo com o objetivo de fomentar soluções criativas para a mudança do contexto urbano. Nesse sentido, o município paulista apresentou dois projetos bem sucedidos, que foram desenvolvidos e implementados localmente com o apoio da Comunitas, para cerca de 90 países que participam do evento. 

O objetivo do evento é promover uma troca de experiências entre as cidades da Rede, da qual Santos faz parte desde 2015, para salientar a importância da cultura e da criatividade na redução das desigualdades, na revitalização dos espaços urbanos e na inovação da gestão pública. Em sua apresentação, o município paulista destacou os projetos Escola de Mães e o Programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), desenvolvidos e implementados localmente com o apoio da Comunitas, para mais de 300 representantes de cidades de cerca de 90 países. 

Fábio Ferraz, secretário de Planejamento e Inovação de Santos, salientou a importância do apoio da Comunitas para a realização de ambos os projetos, que foram inovadores para a cidade, destacando os seus resultados. A Escola das Mães promoveu a redução da mortalidade infantil (que era de 13,65 a cada mil nascidos vivos no início do projeto, em 2014, para 6,8 em maio de 2022), enquanto que o PDR foi responsável por promover o engajamento e a valorização dos servidores municipais. 

“Quando começamos a estruturar o PDR, em 2014, fomos atrás de boas práticas e, com o apoio da Comunitas, conseguimos pegar bons exemplos. Isso foi fundamental para a consolidação do Programa, por meio de um trabalho muito técnico realizado junto à cidade”, explicou o secretário. 

Ferraz também mencionou a pesquisa de satisfação com o Programa que a Comunitas promoveu junto aos servidores. “A Comunitas fez uma validação, com consultores independentes, para verificar como estava sendo avaliado o PDR. Foi identificado que 8 a cada 10 servidores estavam satisfeitos com o Programa, o que demonstrou o sucesso da implementação e adesão ao PDR”. 

O evento conta com 30 estandes de cidades que receberam o selo de cidade criativa da UNESCO. Desses, 11 são de municípios brasileiros: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campina Grande e João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Paraty (RJ), Recife (PE) e Santos (SP), sendo os três últimos territórios de atuação da Comunitas por meio do Programa Juntos. 

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, salienta, com orgulho, a importância que projetos como o PDR podem ter na gestão pública ao serem replicados em outras cidades mundo afora. “O Programa desenvolveu um sistema de avaliação de desempenho, vinculando a remuneração variável a servidores municipais a partir do cumprimento de metas e indicadores de resultados. Portanto, eu saúdo a gestão de Santos, que conseguiu implementar uma cultura de engajamento e valorização do servidor municipal por meio de uma remuneração variável. Que a potência de projetos como esse possam continuar sendo replicados na gestão pública, extrapolando fronteiras e apoiando o desenvolvimento de países mundo afora”, declarou

Sobre o evento

A 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO é um evento aberto ao público e realizado no Blue Med Convention Center, bem como na Praça Almirante Gago Coutinho, n° 29, Ponta da Praia, Santos (SP). Realizada dos dias 18 a 22 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. 

O evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, reúne mais de 300 representantes municipais de cerca de 90 países.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *