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Seis municípios participam de pitch e apresentam projetos em gestão de pessoas para Comunitas e Fundação Lemann

As apresentações demonstram o potencial de replicabilidade e escalabilidade de cada ação. Participaram 45 pessoas entre equipe das prefeituras, Comunitas e Lemann.

A arte tem fundo azul forte com uma faixa amarela no topo. Abaixo, lê-se em branco e amarelo "Encontro Rede Juntos". Em seguida, vê-se 10 quadros, cada um com uma pessoa

Na última sexta (05), os seis municípios participantes da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público apresentaram seus projetos para gestores da Comunitas e da Fundação Lemann, parceira da organização para realização do Programa. A intenção era apresentar as propostas e ouvir feedbacks que estavam relacionados ao potencial de replicabilidade, escalabilidade, com olhar de inovação e implementação na prática. 

Após as exibições, tanto a Fundação Lemann, como a Comunitas puderam oferecer seus pontos de vista e indagar as equipes sobre os projetos. O objetivo do encontro era permitir, também, que os municípios tivessem um espaço para trocar experiências e se inspirarem mutuamente. A banca avaliadora era formada pela Diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas, Dayane Reis, o Diretor de Projetos,  Thiago Milani e a Coordenadora da área de Lideranças no Setor Público da Fundação Lemann, Mariana Cropalato.

Dayane Reis parabenizou todos os municípios participantes do Programa, em especial pela jornada de aprendizado que as equipes atravessaram ao longo dos últimos seis meses. “Sei que foram horas e horas de trabalho e a gente consegue ver isso pelas apresentações, que demonstraram projetos muito consistentes. Nós falamos muito de inovação durante esse tempo e de repensar a gestão de pessoas no setor público. E se, daqui a 20 anos, a gente não fizer o que vocês estão fazendo agora, reformularmos esse modelo de trabalho com foco em pessoas, não iremos atrair os jovens para a gestão pública. E aí como seria o futuro dos nossos governos?”. 

Cultura de feedbacks: Fortaleza (CE)

A capital do Ceará tem focado seus esforços em desenvolver um projeto que introduza a cultura de feedbacks como política de gestão de pessoas no município. O objetivo é estabelecer um ambiente de trabalho de qualidade, principalmente no que se refere à comunicação, alinhamento de expectativas e gestão de conflitos. A apresentação foi feita por Cláudia Ramalho, coordenadora de Gestão de Pessoas. 

Mariana Cropalato, da Fundação Lemann – apoiadora da jornada, considera que um projeto voltado para a implementação de uma cultura de feedbacks para o setor público é especialmente importante porque tem o potencial de mudança. “A gente sabe que o feedback ainda é um tabu no setor público, nem sempre acontece na dinâmica do dia a dia e é muito bom que vocês estejam pensando em processos e metodologias para legitimar essa cultura”, declarou ela.

Criação de indicadores e metas que impactem na remuneração: Pelotas (RS) e Maceió (AL)

Ambos os municípios buscam implementar um plano de carreira para o servidor baseado em avaliação de competências com o objetivo de gerar motivação e engajamento a partir da criação de indicadores e metas que impactem diretamente na remuneração do funcionário. O projeto de Pelotas foi apresentado por Tavane Krause, secretária de Administração e Recursos Humanos, e o de Maceió, por Sérgio Miranda, assessor técnico do Gabinete de Governança.

Thiago Milani ressaltou a importância de colocar clareza nas metas e, usando o caso do projeto de Participação Direta nos Resultados de Santos (PDR), que teve o apoio da Comunitas durante sua implementação como exemplo, ele garante que a iniciativa, se aceita, tem resultados bastante positivos.  “Entretanto, também ressalto a importância de se trabalhar muito bem a narrativa, mostrando por que dar um abono salarial ao servidor pelo desempenho, no que é que vai impactar para a população como um todo, trazendo exemplos”. 

Premiação de servidores inovadores: Niterói (RJ)

O município carioca busca implementar uma iniciativa para premiar equipes criadoras de projetos inovadores para motivar e valorizar os servidores. O objetivo é que, por meio da ação, seja desenvolvida uma maior integração entre as áreas, além de promover uma gestão de conhecimento. Quem fez o pitch foi Iana Maria, diretora de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.

Mariana Cropalato salientou a importância do projeto para o setor público, dando ênfase, principalmente, aos critérios de diversidade e de reconhecimento à importância de equipes multidisciplinares. Ela também ressaltou que a inovação não precisa, necessariamente, ser tecnológica. “A ideia de vocês expande esse conceito de inovação mais amplo, que pode trabalhar muito mais a criatividade e essa mudança de cultura dentro do ambiente do setor público”.

Alocação e realocação de servidores baseado em competências: Ribeirão Preto

A cidade paulista quer implementar o projeto de alocação e realocação de servidores baseado em competências, intermediado por um banco de talentos, com o objetivo de promover o reconhecimento e a motivação dos servidores a desempenharem suas funções. Caio Gentil, diretor de Recursos Humanos, fez a apresentação da iniciativa.

O piloto do projeto encontra-se em fase experimental, utilizando os formulários desenvolvidos durante as oficias e testando, na prática, sua eficiência. “Percebemos que os servidores que fizeram parte da etapa de prototipação estão extremamente satisfeitos e motivados. A ideia de dar a oportunidade para o servidor de se realocar em outro local, utilizando os critérios de competências, mapeando sistematicamente de forma alinhada com seu perfil. O projeto de realocação permite proporcionar a oportunidade de todos os servidores efetuar o cadastro em um banco de talentos, registrando seu interesse em compartilhar as experiências adquiridas durante sua vida funcional, de forma que agregará valor onde ele for realocado. Contudo, acredito que o maior desafio encontra-se na mudança cultural e na quebra de paradigma que vem com a proposta do nosso projeto”, explicou Gentil, ponto focal de Ribeirão Preto. 

Criação de laboratório de inovação em gestão de pessoas: Campinas (SP)

O município está engajado com a criação de um laboratório de inovação especificamente para tratar dos desafios da área de gestão de pessoas. O objetivo é apoiar os representantes de RH e gestores a realizarem processos utilizando metodologias inovadoras. Milena Ranzini, Gestora da Coordenadoria de Apoio à Gestão e Projetos Integrados/SMGDP, foi a responsável pela apresentação.

Para Marina Nascimento Collin, gerente de Inovação da Comunitas, que também participou do encontro, explicou que Campinas está trazendo um olhar muito avançado quando se fala em inovação no governo, por meio do entendimento de que o laboratório é uma política de gestão de pessoas em si. “Muita gente acha que o laboratório de inovação tem por objetivo resolver problemas, mas ele é visto cada vez mais como uma política de gestão de pessoas, para desenvolver a capacidade de inovação do servidor, para criar um espaço de engajamento, motivação e desenvolvimento. Esse olhar em si é inovador e estratégico e está bem à frente do que a gente tem visto”.

Thiago Milani falou do quanto o projeto é importante não apenas para Campinas, sua cidade natal, mas também para a Comunitas devido ao alto potencial de replicabilidade para secretarias de todo Brasil. “Além de todos os benefícios que a implementação de um laboratório de inovação pode trazer, acho que também o fato de se conseguir concentrar as principais demandas das secretarias, ter esse mapeamento e pôr em um laboratório, que tem clareza de quais são as principais demandas daquela secretaria, e passar isso para os gestores, para os secretários e o prefeito saber quais são as necessidades, isso também ganha muita força tanto para o laboratório, quanto para aquela solução em si. Eu vejo a criação desse laboratório como um passo fundamental que vocês estão dando e que vai ser um divisor de águas”.

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