loading

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina e Caruaru; resultado das cidades no Ideb 2020 confirma efetividade da iniciativa

Divulgados hoje (15), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de educação pública colocaram Teresina (PI), novamente, em primeiro lugar entre as capitais no ranking de educação pública.

Para avançar ao patamar de Teresina, desde julho de 2019 as secretarias de Educação de Caruaru e Petrolina, ambas em Pernambuco, se uniram para buscar alternativas para melhorias na rede municipal de ensino, com apoio da prefeitura teresinense.

Leia também: Artigo | Escola é atividade essencial, ensino e proteção social

Denominado “Replica Teresina”, o projeto visa compartilhar e disseminar as boas práticas da educação municipal de Teresina para outros municípios integrantes da rede Comunitas, dando oportunidade para que possam criar suas próprias alternativas de política educacional a partir das evidências encontradas em Teresina. Para liderar a iniciativa, a Comunitas contratou a parceria técnica de Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo.

Equipes das secretarias de Educação de Caruaru e Petrolina trocam experiência com a Prefeitura de Teresina, durante encontro promovido pelo Replica

Leia também: “As escolas deveriam ser um dos primeiros setores a retornar”, afirma Wanderson Oliveira, ex-secretário do Ministério da Saúde

Ideb 2020 comprova resultado da iniciativa

Um ano após a implementação da iniciativa, os resultados começam a despontar. Os dados do Ideb, referentes ao ano de 2019, também demonstram o avanço das redes públicas de ensino de Caruaru e Petrolina.

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), Caruaru ficou com a média 5,5, que representa um crescimento de 5,8% em relação ao resultado de 2017 e 1,9% acima da meta de 5,4 estabelecida para o período. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a cidade obteve média de 4,9 – não atingiu a meta, porém a nota representa um crescimento 22,5% em relação ao registro anterior, demonstrando a capacidade de recuperação para o futuro.

Já Petrolina obteve a maior nota na história, conquistando uma média de 6,2 nos anos iniciais, um aumento de 6,9% em relação ao resultado de 2017 e 17% acima da meta de 5,3 definida para o período. Nos anos finais, o município ficou com 5,2, ampliando em 6,1% em relação ao resultado do ano anterior e 10,6% acima da meta de 4,7 estabelecida para o período.

É a primeira vez que Petrolina ultrapassa, simultaneamente, a meta projetada para 2021 nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O resultado está acima da média Brasil, da média Nordeste e da média Pernambuco.

Durante encontro virtual realizado pela Comunitas, a secretária de Educação de Petrolina, Margareth Zaponi, exaltou os resultados obtidos pela Educação da cidade. “O ensino de Petrolina fortaleceu muito e tivemos toda a ajuda da equipe da Comunitas para desenvolvermos uma série de ações que não tínhamos antes. Foi um apoio importante, porque, em pouquíssimo tempo, foi disponibilizado um conjunto de conhecimento que provavelmente ficaríamos um, dois anos, para conseguirmos entender. Foi cansativo, uma maratona, mas foi uma forma de ampliarmos o aprendizado”, disse.

Leia também: Em mentoria para pré-candidatos, secretária exalta resultados obtidos pela Educação de Petrolina

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *