Foi inaugurada na última sexta-feira (17) a Casa da Música de Paraty (RJ), espaço que abrigará programa educativo de música e servirá como sede para a Sociedade Musical Santa Cecília, mais antiga instituição cultural da cidade histórica.
A Casa da Música foi instalada em espaço contíguo à Casa da Cultura, que será responsável pela sua gestão. Ambas as construções ficam no centro histórico de Paraty.
A reforma do casarão que passa a receber o espaço dedicado à música foi resultado de parceria entre a Prefeitura de Paraty e a Associação Paraty Cultural e contou com recursos da lei federal de incentivo à cultura. O projeto teve apoio ainda do programa Juntos e da Fundação Roberto Marinho.
Educação, cultura e história
A Casa da Música ampliará em cerca de 300 vagas o Programa Educativo de Música da Casa da Cultura de Paraty, que hoje atende mais de 1 mil alunos. São duas salas de aula com isolamento acústico, ambiente de leitura e acervo sobre o tema em seus 300 m².
Serão oferecidos cursos de iniciação, formação e apreciação musical para crianças, adolescentes e adultos.
O equipamento cultural também servirá de sede para a Sociedade Musical Santa Cecília, mais antiga instituição cultural paratiense que ganhou sua primeira sede própria desde sua fundação, em 1954.
“Trata-se de uma valorização do patrimônio imaterial da cidade, muito importante do ponto de vista da preservação das nossas tradições. Além disso, vai ampliar o programa educativo de música”, destacou a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, em entrevista ao jornal O Globo.
Programa Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais presente em Paraty e outras 11 cidades no país. O Juntos é liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil fundada em 2000.