Escolhido pela população de Campinas, o projeto “Costurando Sonhos” é o grande vencedor da consulta popular on-line “Fala Cidadão!”, e receberá o investimento de R$ 1 milhão da Prefeitura. O projeto prevê a construção de um centro de aprendizado de costura industrial e tem como objetivo a formação de empreendedores nos diversos segmentos da confecção, preparados para atuar na indústria têxtil, individualmente ou em cooperativas. O resultado foi divulgado nesta última sexta-feira (1 de abril), após votação exclusiva pelo aplicativo Colab.
A iniciativa é fruto da parceria da prefeitura com o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que entre outras ações, atua para a construção de uma cultura de gestão colaborativa, participativa e cidadã nos municípios parceiros do programa. O Colab é uma rede social colaborativa que permite a participação da população na fiscalização, acompanhamento e avaliação dos serviços públicos, assim como na proposição de soluções para melhorar a cidade.
Geração de renda
Com a implantação de um Centro Popular da Economia Solidária, o projeto Costurando Sonhos levará formação técnica e capacitação para jovens de baixa renda, com algum ou nenhum conhecimento de costura e confecção. O objetivo da Secretaria de Trabalho e Renda de Campinas, desenvolvedora da iniciativa, é permitir a recolocação de jovens em situação de fragilidade social no mercado de trabalho e geração de renda.
Serão oferecidas 600 vagas no ano, em turmas de 20 alunos, com carga horária de 100 horas/aula. Os participantes receberão orientações para a formação de cooperativas de trabalho (associação produtiva e gestão coletiva e solidária do empreendimento). Aqueles que tiverem interesse em abrir sua própria oficina de costura ou confecção, receberão orientações da Casa do Empreendedor.
Para o aprendizado, serão disponibilizadas 72 máquinas de costura industrial, todas de última geração, dos tipos reta, galoneira e overloque. Ao privar pela qualidade, espera-se que os participantes estejam em sintonia com o que há de mais inovador no mercado e nas empresas de ponta, ampliando desta forma, as chances de recolocação dos alunos no mercado de trabalho.
Projetos concorrentes
Concorreram também na consulta do Fala Cidadão os seguintes projetos: construção de uma sala pública de cinema no centro de Campinas, proposta da Secretaria de Cultura; construção de um laboratório de fabricação digital, da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social; construção de uma Sala de Artes, da Secretaria de Educação; e, construção de dois campos de futebol society, proposta da Secretaria de Esporte e Lazer.
O Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos desenvolvido em doze municípios brasileiros, inclusive Campinas. A cidade aderiu ao Colab, parceiro técnico do Juntos e desenvolvedor da ferramenta Fala Cidadão, em 24 de junho de 2015, e desde então vem aumentando sua interação com a população, uma vez que a ferramenta tem como foco o engajamento da sociedade para a participação na gestão pública, por meio de processos e ferramentas de participação. O programa é liderado pela Comunitas.