loading

Curitiba 2035 define perfis de representantes que integrarão comitê gestor

O projeto Curitiba 2035 teve sua segunda reunião de trabalho realizada, na última terça-feira (24/05), na capital paranaense. O Comitê Executivo reuniu-se para debater os perfis e as atribuições dos representantes da sociedade que serão convidados a participar dos encontros, além de validar outras questões do plano de trabalho.

O Curitiba 2035 é uma iniciativa com foco na mobilização e engajamento da sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento urbano da cidade nos próximos 20 anos. Foi lançado no final de março

O Comitê Executivo do projeto é composto pela Comunitas, pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pelo Instituto Arapyaú, pelo Instituto Votorantim e pela prefeitura de Curitiba. Essas entidades querem, em parceria com a sociedade civil, criar a Curitiba do futuro.

Sociedade

Caberá aos representantes da sociedade civil, do poder público, de empresas, universidades, entre outros que compuserem o comitê gestor, participar das reuniões do projeto, integrar a governança do Curitiba 2035 e auxiliar na mobilização de atores no decorrer do projeto.

É desejável que os participantes sejam formadores de opinião, tenham olhar crítico e analítico sobre a cidade, além de influência para sensibilizar atores e instituições.

Cronograma

O Curitiba 2035 será desenvolvido ao longo de 24 meses. Nos primeiros 12 será realizado o trabalho mais técnico, com o levantamento de dados, a realização de painéis com atores estratégicos e a definição das temáticas prioritárias.

Essa etapa se encerra com a produção de um caderno apresentando as prioridades definidas para o desenvolvimento da cidade e os caminhos para que as metas sejam atingidas.

Juntos

O Curitiba 2035 é um projeto que integra o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, o Juntos está presente em 12 cidades brasileiras.

Em Curitiba, desde 2014 são desenvolvidas ações em parceria com a prefeitura para o equilíbrio fiscal e o gerenciamento de projetos prioritários. Em março deste ano, foi lançado o Curitiba 2035.

Ao pensar e traçar diretrizes, metas e prioridades, o Juntos mostra como as ações adotadas hoje podem viabilizar os objetivos de amanhã, sempre em criação conjunta com as sociedades locais.

 

Os comentários estão desativados.