O desempenho em Língua Portuguesa dos alunos da rede municipal de Paraty apresentou melhora de 10% entre 2013 e 2014, de acordo com a nota definida pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ).
Ano passado, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental tiveram nota de 196,80. Já em 2013, a nota havia sido 179,40. Após a melhora, os alunos do 5º ano de Paraty estão mais próximos da meta estabelecida de 200 a 250.
A formação em língua portuguesa de professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal foi um dos focos do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em 2014. O programa é liderado pela Comunitas, com a parceria técnica da Associação Parceiros da Educação.
Com o aumento no desempenho, houve a reclassificação – com significativa melhora – dos alunos nos quatros níveis de proficiência: Avançado; Adequado; Básico; e Abaixo do Básico.
Em 2014, 12,3% dos alunos foram classificados no nível Avançado e 32,9% no Adequado. Em 2013, eram 4,7% e 23%, respectivamente. Já o percentual de estudantes nos níveis Básico e Abaixo do Básico teve queda (veja tabela com dados no fim do texto).
Parceria pela Educação
O Juntos é um programa de aprimoramento da gestão pública que estimula o envolvimento de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. Além de Paraty, o Juntos está presente em outros onze municípios brasileiros.
Tabela Proficiência em Língua Portuguesa de alunos do 5º ano da rede municipal de Paraty
Fonte: Parceiros da Educação