loading

Governo de Minas Gerais lança programa Minas Forma para combater desigualdades sociais

A iniciativa, que surgiu como desdobramento da pesquisa de mapeamento das vulnerabilidades sociais, realizada em parceria com a Comunitas, visa capacitar profissionalmente mulheres 40+ e jovens fora da escola para geração de emprego e renda

Foto de Sam Balye na Unsplash

Na última segunda-feira (20), o governo de Minas Gerais deu início ao programa Minas Forma, uma iniciativa que visa qualificar profissionalmente mulheres 40+ e jovens entre 18 e 29 anos que estão em situação de vulnerabilidade social. O projeto surgiu como um desdobramento da pesquisa de mapeamento das vulnerabilidades sociais, realizada em parceria com a Comunitas, e tem como objetivo oferecer cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

A ação é conduzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e oferecerá 8,1 mil vagas em 24 cursos de capacitação. As formações serão realizadas em 356 turmas distribuídas por 101 municípios mineiros, focando nos setores de turismo e cultura, com ênfase em comércio e serviços.

Durante o lançamento do programa, o governador, Romeu Zema, destacou o potencial que essa oportunidade pode trazer para proporcionar uma guinada na trajetória dos participantes. “Já vi as vidas de muitas pessoas mudarem quando se dá a primeira oportunidade. E o Minas Forma foi concebido exatamente por esse motivo. Tenho certeza que vamos colher excelentes frutos lá na frente. A iniciativa está dentro daquilo que eu acredito, que governo é para criar oportunidades”, declarou ele. 

Bolsa-auxílio

Os cursos são práticos, com carga horária que variam entre 35 e 100 horas/aula, e os estudantes matriculados receberão bolsa-auxílio. Os valores pagos, condicionados à presença regular, vão de R$ 210 para turmas de 35 horas a R$ 600 para turmas de 100 horas.

“Utilizamos método inovador de educação, que ensina na prática, em pouco tempo e aborda competências socioemocionais. A ideia é preparar os alunos para as oportunidades do mercado de trabalho, gerando renda e, consequentemente autonomia e autoestima”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.

Como funcionará?

Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos e desenvolvimento de competências socioemocionais, o Forma Minas visa preparar os beneficiários para o mercado de trabalho e promover sua autonomia, ampliando oportunidades de emprego e geração de renda. O cronograma dos cursos será definido pelo Senac, enquanto a Sedese-MG mobiliza os municípios e o público prioritário para a formação das turmas.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado serão responsáveis por mobilizar o público interessado e as lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.

Sobre o mapeamento das vulnerabilidades sociais

Em junho do ano passado, a Sedese – MG deu início a um projeto pioneiro de mapeamento qualitativo com vistas a entender as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado, com foco em zonas urbanas. 

A ideia era construir uma visão abrangente das questões enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade. A análise foi baseada em dados e insights obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa que contou com entrevistas e pesquisas de campo com cidadãos e servidores de equipamentos públicos entre 26 e 60 anos. 

Dentre os dados mapeados, destacam-se informações sobre gênero, vulnerabilidade social, demandas relacionadas à saúde, transporte e ausência de infraestrutura. A pesquisa também abordou, de maneira substancial, questões vinculadas à relação de trabalho e à busca por empregos.

Os resultados provenientes dessa pesquisa serviram de base para as ações e propostas do governo, o que inclui a implementação de programas voltados para a geração de renda e qualificação profissional, além de iniciativas visando à melhoria do acesso à habitação digna e à segurança alimentar.

*Com informações da Agência Minas

Fique por dentro de todas as novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *