loading

Acordo de Cooperação Técnica visa promover a revitalização de centros urbanos em diversas capitais brasileiras

A ação foi resultado do 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, um evento organizado pela Prefeitura do Recife. Este encontro ocorreu no contexto da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, liderada pela Deputada Federal Tabata Amaral (SP) e conta com o apoio da Comunitas

Lançamento da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. Crédito da Imagem: Izabela Brito/Prefeitura do Recife

No último mês, diversos municípios, incluindo São Paulo (SP), Recife (PE), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), e o Estado do Maranhão, formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para a revitalização de seus centros urbanos.

A ação foi resultado da parceria entre diversos atores, entre eles a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, iniciativa liderada pela Deputada Federal Tabata Amaral (SP) com o apoio da Comunitas. O projeto foi discutido em diversos encontros regionais realizados ao longo do primeiro semestre deste ano nas cidades de Maceió (AL), Recife e Aracaju (SE). Os encontros, cuja próxima edição será realizada na capital paulista, têm como objetivo fortalecer a Frente Parlamentar junto à sociedade civil, academia e governo.

A iniciativa surgiu a partir da parceria entre diversos atores, entre eles a Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, iniciativa liderada pela Deputada Federal Tabata Amaral (SP) com o apoio da Comunitas. O projeto surgiu a partir de diversos encontros regionais realizados ao longo do primeiro semestre deste ano nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió (AL) e Recife.

A parceria, que foi simbolicamente formalizada durante o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, realizado no mês de junho na capital pernambucana, prevê a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos para a recuperação das áreas centrais em 10 eixos: 

  • Requalificação do Parque Edificado Patrimonial; 
  • Governança Participativa;
  • Requalificação de Espaços Públicos;
  • Atração de Investimentos;
  • Desenvolvimento Social;
  • Habitação no Centro;
  • Cultura e Turismo;
  • Resiliência Climática;
  • Inovação e Tecnologia; 
  • Mobilidade Urbana.

O Acordo tem validade de quatro anos e, a cada dois meses, serão realizadas reuniões entre as entidades envolvidas. Também será promovido anualmente o Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, a ocorrer em uma cidade diferente a cada ano.

1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais

Painel “Cenário Nacional”, realizada na Catedral de São Pedro, uma das igrejas mais antigas do Brasil e importante patrimônio histórico e cultural da cidade. Crédito da Imagem: Izabela Brito/Prefeitura do Recife

Organizado pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, o Encontro reuniu profissionais, pesquisadores e gestores públicos de todo o Brasil para discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros, cujos desafios são bastante semelhantes.

O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, realizado entre os dias 12 a 14 de junho, funcionou como uma plataforma para o intercâmbio de experiências em políticas públicas, planos, programas e projetos de revitalização de centros urbanos. Cerca de 600 pessoas estiveram presentes.

Na ocasião, também foi lançada a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, uma organização que serve como espaço de diálogo, debates e participação de diversos atores, com o objetivo de discutir a reabilitação das áreas centrais das cidades brasileiras. Para participar, é necessário solicitar a inscrição através do link acima.

O evento incluiu a realização de painéis temáticos por município, mesas-redondas e oficinas dinâmicas para discutir desafios e oportunidades na revitalização urbana no Brasil, com o objetivo de promover a colaboração intra-cidades. Representantes de Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Campo Grande, Porto Alegre e São Luís estiveram presentes para trocar boas práticas, identificar soluções inovadoras e construir um plano de ação conjunto para impulsionar a revitalização urbana no país.


*Com informações da Secretaria de Gestão Urbana da Prefeitura de São Paulo e da Prefeitura do Recife

Que tal receber as novidades da Comunitas em primeira mão? Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *