O projeto de governança digital da capital carioca, realizado com o apoio da Comunitas, visa aprimorar a gestão pública, aproximar o governo da população e garantir serviços de qualidade
No último dia 11, a Comunitas participou do workshop “Prefeitura Digital: Modernizando a Gestão, Transformando o Rio”, promovido pela Subsecretaria de Articulação, Monitoramento e Transformação Digital da prefeitura do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma das ações realizadas no âmbito do projeto de governança digital da prefeitura, cuja implementação a organização vem apoiando desde dezembro do ano passado.
O workshop teve como objetivo explorar e discutir os avanços da transformação digital na capital carioca e em seu modelo de governança, além de apresentar o projeto às equipes da prefeitura para promover maior engajamento entre os servidores municipais.
Atualmente, o setor público de diversos países têm investido cada vez mais em soluções digitais com o objetivo de aprimorar a gestão pública. O Governo Digital promove a melhoria da qualidade dos processos, aproximando os órgãos governamentais da sociedade. Além disso, a implementação de novas tecnologias democratiza o acesso aos serviços, agiliza o atendimento de demandas e confere mais transparência às informações, trazendo benefícios para cidadãos, servidores e gestores.
Ao longo do workshop, foram apresentados os desdobramentos das estratégias que vêm sendo implementadas localmente, a exemplo de ações e diretrizes práticas desenvolvidas por meio de articulação de iniciativas tecnológicas que visam impacto na governança digital da prefeitura. A abordagem adotada foca em papéis e responsabilidades coordenadas e técnicas, abrangendo as áreas de operação, infraestrutura, arquitetura tecnológica, desenvolvimento de software, gestão de dados e ambientes de trabalho.
Essas diretrizes se materializam em ações como a operação eficiente de serviços, o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e a adoção de boas práticas para o uso racional dos recursos públicos. O objetivo é criar um ambiente tecnológico que facilite a integração e o uso efetivo de tecnologias emergentes e maduras, a exemplo de serviços de nuvem, segurança da informação e acessibilidade digital, promovendo a entrega de serviços públicos de alta qualidade.
Os servidores também foram convidados a participar de uma dinâmica de grupo para discutir quais orientações técnicas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são mais necessárias e se há necessidade de treinamento ou outros meios para a implementação efetiva dessas orientações. Essa abordagem colaborativa visa promover o engajamento dos servidores municipais para que as diretrizes técnicas sejam compreendidas e aplicadas de maneira eficaz, além de garantir legitimidade para o projeto.
“A gente está há 7 meses fazendo esse projeto, que é fundamental para que possamos ir adiante com tantos projetos que o Rio tem caminhado. Mas como a gente consegue dar uma importância ainda maior do que já está sendo dada para esses projetos? É sobre isso que a gente fala um pouco quando fala sobre governança de TI e a importância de trabalharmos juntos”, explicou o consultor e parceiro da iniciativa, Daniel Annenberg, ex-secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e um dos idealizadores do programa Poupatempo.
O que é o projeto de governança digital?
O projeto de governança digital da cidade do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Comunitas e o Instituto I, visa apoiar a evolução e a materialização das iniciativas previstas na Estratégia de Governo Digital, do governo federal. O objetivo foi potencializar a execução de um processo contínuo e integrado de governança digital.
Para isso, foram fornecidas orientações técnicas qualificadas que visaram apoiar na melhoria de documentos estruturantes, tornando-os mais assertivos e gerando maior valor para os cidadãos. Além disso, o projeto buscou fortalecer a comunicação e articulação entre os agentes envolvidos, bem como obter apoio da alta gestão para avanços na implementação.
O projeto também oferece oportunidades de aperfeiçoamento da visão sobre processos, práticas e iniciativas a partir da orientação técnica de um time experiente. A integração desse conhecimento técnico, com uma abordagem política sensível ao contexto local, potencializa o trabalho e facilita a implementação de soluções duradouras, visando fortalecer a confiança da população na gestão pública por meio de um parque tecnológico atualizado e de práticas eficazes de segurança da informação, contribuindo para uma governança digital robusta e eficiente.
Fique por dentro das novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!
Sem comentários