loading

Comunitas lança guia prático para fomentar colaborações entre os setores público e privado no combate às mudanças climáticas

Com eventos climáticos se tornando cada vez mais frequentes e extremos, a publicação oferece estratégias para fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis e impulsionar investimentos em medidas de adaptação

A Comunitas acaba de disponibilizar o guia prático “Guia para o Enfrentamento às Emergências Climáticas: Estratégias de Colaboração Público-Privada”. O material visa orientar a implementação de parcerias entre os setores público e privado no combate aos efeitos das mudanças climáticas, com foco no investimento social corporativo.

A chave para um futuro mais resiliente está na colaboração. Baixe o guia agora mesmo!

Com o agravamento das mudanças climáticas, eventos extremos, como enchentes devastadoras, secas prolongadas e ondas de calor, têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos. Esses fenômenos representam o principal fator de risco à economia global na próxima década e, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática (IPCC),  aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas vivem em áreas altamente vulneráveis a essas ocorrências, especialmente comunidades de menor renda e grupos tradicionais, a exemplo de ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

Diante deste cenário, a publicação surge em um momento crítico, em que é fundamental fortalecer a capacidade de resposta a calamidades públicas e acelerar os investimentos em medidas de adaptação às mudanças climáticas. Para isso, é indispensável que governos, empresas e comunidades unam esforços na criação de estratégias eficazes que, além de atenderem às necessidades imediatas durante crises, também promovam a resiliência de longo prazo dos territórios mais vulneráveis.

“O guia fornece uma abordagem prática e objetiva para auxiliar na tomada de decisões e na implementação de ações estratégicas, afinal, a gente acredita que a chave para mitigar os impactos climáticos está na colaboração eficaz entre os setores público e privado, fundamentada em estratégias claras e ações coordenadas”, declarou a Diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patricia Loyola.

Conteúdo apresentado

Com base em experiências reais, dados, pesquisas e coletas de percepções com líderes públicos e privados, a publicação tem como objetivo listar caminhos para a construção de arranjos colaborativos e de soluções inovadoras para enfrentar os riscos, adaptar às novas realidades e reduzir as vulnerabilidades climáticas de comunidades e territórios. 

O material também explora casos de sucesso em parcerias entre governos e empresas e identifica, dentro de uma visão abrangente, os desafios e oportunidades de geração de impacto positivo dentro da agenda climática. Além disso, a publicação inclui estudos de caso detalhados, como os eventos no Rio Grande do Sul e as práticas do Centro de Operações e Resiliência (COR) no Rio de Janeiro. 

O guia foi elaborado com base na experiência acumulada pela Comunitas no campo do Investimento Social Corporativo (ISC) ao longo dos últimos 15 anos, aliada às metodologias de construção coletiva desenvolvidas em parceria com governos de 7 diferentes territórios. Ademais, o conteúdo reflete os desafios apontados por organizações privadas que integram a rede BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), pesquisa realizada anualmente pela organização que mapeia e analisa as principais práticas e tendências do investimento social privado no Brasil

O grande destaque do guia é a criação do “Ciclo para o Enfrentamento às Emergências Climáticas”, uma ferramenta estratégica voltada para líderes empresariais, gestores públicos e demais partes interessadas no fortalecimento da resiliência climática. Para cada fase, incluindo as ações imediatas de resposta a desastres, foram mapeadas as principais atribuições e necessidades do poder público, além de identificar as oportunidades de atuação do setor privado conforme suas capacidades e recursos. 

Baixe agora mesmo o “Guia para o Enfrentamento às Emergências Climáticas: Estratégias de Colaboração Público-Privada e descubra como a colaboração público-privada pode transformar crises em oportunidades de resiliência!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *