loading

Comunitas lança cartilha com casos transformadores de segurança pública no Brasil

A publicação oferece um modelo baseado em evidências que pode ser replicado por outras cidades, promovendo uma abordagem integrada para a segurança pública

Crédito da Imagem: Rodrigo Meneghello/Rony Bonani

A Comunitas acaba de divulgar a cartilha “Segurança Pública e Governança Colaborativa Baseada em Evidência: As experiências de Pelotas (RS), Niterói (RJ) e Caruaru (PE)”, que visa compartilhar experiências bem-sucedidas no enfrentamento da criminalidade em municípios brasileiros. 

Clique aqui para baixar a cartilha! É rápido e gratuito!

O material, alinhado à missão da Comunitas de disseminar boas práticas e promover o desenvolvimento sustentável em todo o país, resulta de uma pesquisa e análise minuciosas. A publicação apresenta exemplos práticos de iniciativas que têm transformado a segurança pública nas cidades mencionadas, todas desenvolvidas e implementadas com o apoio da organização.

A segurança pública é, atualmente, um dos maiores desafios do Brasil. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve 40,8 mil mortes violentas em todo o Brasil no ano passado – uma média de mais de 110 vítimas por dia. Apesar dos dados elevados, esse é o menor número da série histórica registrada pela instituição, que coleta os dados desde 2007, e do Monitor da Violência, que reúne registros desde 2018.

Os casos do Pacto Pelotas pela Paz, do Pacto Niterói contra a Violência e do Observatório de Segurança e Prevenção de Caruaru mostram como municípios brasileiros podem alcançar resultados expressivos ao adotar estratégias que combinam policiamento integrado, uso de tecnologia, programas de prevenção social, fiscalização administrativa e urbanismo inteligente. 

“A segurança demanda soluções inovadoras e colaborativas”, afirma Regina Esteves, Diretora-presidente da Comunitas. “E nesse sentido, quando unimos todos os setores da sociedade, podemos enfrentar esse desafio de forma eficaz, mesmo que cada território tenha realidades diferentes”, emendou ela.

Construindo cidades mais seguras

A cartilha explora modelos de governança que priorizam a integração entre diferentes setores da sociedade – governo, setor privado e sociedade civil – para atuar de forma colaborativa e estratégica. Os casos apresentados demonstram que, por meio dessa colaboração, bem como pelo uso de dados e evidências, é possível não apenas reduzir índices de criminalidade, mas também construir comunidades mais seguras e resilientes.

A segurança pública é um desafio de todos. Junte-se a nós nessa jornada! Baixe a cartilha e contribua para a construção de um futuro mais seguro para o Brasil.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *