loading

Prefeitura de Iracemápolis elabora plano de mobilidade inclusiva com apoio da Comunitas

O plano, que inclui a reorganização do trânsito e o incentivo a transportes não motorizados, visa atender às exigências da União e melhorar o deslocamento de pessoas e cargas na cidade

Crédito da Imagem: Portal do Trânsito

Na última terça (17), representantes da prefeitura de Iracemápolis (SP) e da Comunitas realizaram mais uma Reunião de Governança do território. Na ocasião, o grupo debateu tanto os avanços como os desafios e oportunidades da administração pública, bem como os principais resultados do estudo de mobilidade urbana, que foi iniciado no ano passado.

O projeto, que contou com o apoio da Comunitas, teve como objetivo preparar a cidade para um futuro mais sustentável e acessível, priorizando soluções que promovam a mobilidade inclusiva e eficiente para todos os cidadãos. 

O plano prevê a reorganização do trânsito, o incentivo ao uso de transportes não motorizados, como bicicletas e caminhadas, além de melhorias significativas no transporte público. A proposta foi desenvolvida com base em uma pesquisa aprofundada, contando com a colaboração de técnicos da prefeitura e parceiros externos. 

Participaram do encontro a Prefeita Nelita Michel; o Secretário de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Wilson Aparecido; o Diretor de Administração, Silvio José Sartoni, a Diretora de Educação, Vilceia Salvino da Silva Correa, o Diretor de Saúde Juvenal Baptistella Chiocheti; o Diretor de Planejamento, Alessandro Corrêa Alves; e o Coordenador de Trânsito, Silvio Cesar Rodrigues de Godoy.

Também estiveram presentes Sérgio Avelleda (Urucuia), Irineu Gnecco Filho (Urucuia), Mariê Xavier (Urucuia), Geórgia Briano (Urucuia), Fleur Van Spelde (Urucuia), bem como o  Diretor de Projetos e Relações Governamentais da Comunitas, Thiago Milani; o Coordenador de Relações Governamentais da Comunitas, Álvaro Rodriguez; e o Analista de Estratégia e Parcerias, Rodrigo Xavier.

A prefeita Nelita destacou a importância da parceria com a Comunitas, especialmente pelo trabalho de excelência na elaboração do plano de mobilidade para a cidade, explicando a importância do projeto para sua gestão. “O plano de mobilidade integra o meu plano de governo e implementá-lo só será possível graças à colaboração de todos os envolvidos. Eu só tenho a agradecer às equipes da Comunitas e da Urucuia pelo excelente trabalho”. 

Achados do estudo

O projeto tem o objetivo de atender a uma exigência da União, que determina, em lei, que todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborem um Plano de Mobilidade Urbana. Atualmente, Iracemápolis conta com mais de 24 mil pessoas. A ideia é que, a partir desse esforço, seja possível desenvolver propostas específicas para otimizar o deslocamento de pessoas e cargas na área urbana da cidade.

O estudo foi realizado a partir de um diagnóstico, que contou com análise das legislações municipal, estadual e federal relacionadas ao tema, seguida por uma pesquisa de origem-destino, realizada em 375 domicílios, que mapeou os fluxos de deslocamento da população.

Os principais resultados da pesquisa origem-destino revelam que 53,03% das viagens diárias são realizadas por transporte individual motorizado, como carros e motos, enquanto 23,59% são feitas a pé e 10,82% por bicicleta. O transporte coletivo representa 12,55% das viagens diárias. 

A pesquisa também mostrou que a maior parte dos deslocamentos ocorre por motivos de trabalho, educação e acesso a serviços de saúde, com Limeira sendo o principal destino, atraindo 58% da população de Iracemápolis, e outras cidades, como Piracicaba e Campinas, também exercendo forte influência. 

Recomendações

O relatório final da Urucuia traz algumas sugestões de medidas que a prefeitura deve implementar para melhorar a mobilidade urbana, como incentivar o deslocamento ativo, priorizando a construção e manutenção de ciclovias e ciclofaixas segregadas para promover o transporte não motorizado e reduzir acidentes de trânsito. Também foi sugerido implementar medidas para redução de velocidade em áreas com alta circulação de ciclistas e pedestres.

Além disso, é fundamental melhorar a infraestrutura viária, garantindo a segurança e acessibilidade de pedestres por meio da construção de novas calçadas e da adequação da arborização urbana, juntamente com a criação de um plano contínuo de manutenção e inspeção das vias e sinalizações. 

Outro ponto importante é o foco na segurança e fiscalização do trânsito, com a recomendação de modernizar os equipamentos de controle, reforçar a fiscalização nas vias e promover maior educação no trânsito, voltada tanto para pedestres quanto para ciclistas e motoristas.

O relatório também abrange os planos de implantação, gestão e monitoramento do projeto, além de apresentar uma minuta de lei que estabelece diretrizes para um plano de mobilidade urbana adaptado às necessidades específicas de Iracemápolis.

Receba as novidades da Comunitas em primeira mão! Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *