Uma oportunidade de transformação pessoal e compreensão de que é possível mudar a gestão pública. Esse é o legado destacado por gestores públicos de prefeituras parceiras do programa Juntos que cursam atualmente o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), pós-graduação com módulo internacional na Universidade de Harvard (EUA).
O procurador-geral de Itirapina, Thiago Simão, a secretária-adjunta de Gestão da prefeitura de Santos, Rosandra Padron, e a superintendente de Planejamento da prefeitura de Curitiba, Ana Jayme, são bolsistas da Comunitas no MLG. Eles integram a turma que iniciou seus estudos em 2015.
Para Rosandra, a pós-graduação mostrou que a ousadia é fator de transformação no setor público. “Estando você em um governo municipal, estadual ou nacional, a diferença tem que ser a ousadia”, disse.
Thiago Simão, destaca que o aprendizado obtido no MLG extrapola o campo profissional. “Garanto que aquele que for inserido nessa terceira turma não só vai se beneficiar de professores de ponta, mas realizando uma mudança pessoal daquilo que entende de gestão pública”.
Ana Jayme concorda. “Hoje posso transformar a realidade de formas que não poderia imaginar”, disse a bolsista.
Novos bolsistas
Nos próximos dias serão divulgados os nomes dos novos bolsistas selecionados para a pós-graduação. Para a turma que inicia seus estudos em 2016, a Comunitas ofereceu três bolsas para servidores de prefeituras parceiras do Juntos.
Com o MLG, a Comunitas busca contribuir para a formação, a capacitação e o conhecimento técnico de servidores e apresentar práticas inovadoras que conduzam ao aprimoramento das políticas públicas e ao desenvolvimento do país.
O prazo para inscrição foi encerrado na última terça-feira (31/05). Estiveram aptos a se candidatarem servidores públicos das oito cidades que sediam projetos do programa Juntos: Campinas (SP), Curitiba (PR), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP) e Teresina (PI).
MLG
O Master em Liderança e Gestão Pública é um curso de pós-graduação (lato sensu) com carga horária de 360 horas e duração de 15 meses. Como foi concebido em módulos, o estudantes podem conciliar o curso com o exercício das suas funções.
O programa é estruturado em módulos de semana intensivas e de dois dias e meio. As aulas serão ministradas na cidade de São Paulo e terão início em agosto de 2016. Uma das semanas intensivas ocorre na Universidade de Harvard – na Harvard Kennedy School of Government, nos Estados Unidos.
Juntos
O Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) é uma das frentes de atuação Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública liderado pela Comunitas e presente em 12 municípios brasileiros. O MLG faz parte da estratégia de fortalecimento das lideranças públicas, um dos eixos do Juntos.