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Ampliação da Rede Bem Cuidar avança em Pelotas

Cohab Guabiroba e Simões Lopes serão as próximas unidades de saúde a contar com o novo conceito de atendimento

A Rede Bem Cuidar, um modelo inovador de atendimento em saúde criado em Pelotas (RS) pelo programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, chegará a outras duas unidades básicas de saúde em breve: a UBS Cohab Guabiroba e a UBS Simões Lopes. O treinamento de servidores e as oficinas com a comunidade já foram iniciados.

A Rede Bem Cuidar passou a funcionar no município em janeiro deste ano, por meio da UBS Bom Jesus, que reúne serviços inovadores desenvolvidos com participação da comunidade e de servidores da saúde, buscando qualificar o acesso ao atendimento e viabilizar a mudança de conceito de prevenção em saúde.

A unidade é a primeira da cidade a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital, atividades físicas para idosos, horta comunitária, brinquedoteca e os chamados superagentes de saúde, equipados com tablets.

Obras em fase final

A próxima unidade a receber a novidade será a UBS Simões Lopes. Com obras em fase final, a estimativa é que a unidade comece a operar em outubro de 2015. Já as obras da Cohab Guabiroba têm início previsto para agosto, com previsão de início de operação em março de 2016.

As oficinas de experiência do cidadão e de desafios locais estão em execução pelos técnicos da Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas, que lidera o programa Juntos. As mesmas oficinas foram feitas antes do início das operações da UBS Bom Jesus e serviram para cocriar os novos serviços com foco no atendimento humanizado ao cidadão.

Para conhecer melhor as dificuldades enfrentadas pela população, por exemplo, moradores, médicos, enfermeiros e agentes que trabalham na UBS Bom Jesus se tornaram “pacientes” por um dia.

Com o auxílio de um equipamento, eles simularam as limitações físicas de um idoso – com redução da visão, sobrepeso, dificuldade para locomoção e dores nas juntas –, pessoas com deficiência visual, gestantes e mães com crianças de colo, para conhecer as dificuldades desses usuários. Com base nestes experimentos, adaptaram e montaram um sistema de atendimento capaz de assistir melhor esse público.

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