CEO da CAF America – organização de doação global – fala sobre tema em evento realizado no Centro Ruth Cardoso, em parceria com o IDIS
Captação de recursos no exterior foi tema que permeou a palestra de Ted Hart, CEO da Charities Aid Foundation (CAF) America – organização de doação global que atua em nove países, inclusive no Brasil. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, no Centro Ruth Cardoso, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).
Em sua fala, Ted frisou que os desafios enfrentados pelas organizações sociais em território nacional é o mesmo que internacionalmente: “Para convencer uma pessoa ou empresa a doar recursos é preciso fazê-la acreditar em sua causa. E isso vocês já fazem” , disse. Segundo ele, o que difere, no entanto, são apenas as legislações vigentes em cada país e esse trabalho de adaptação a regras específicas pode ser conduzido por organizações como a CAF. “Nos EUA, por exemplo, não pode ser realizada doação direta, então fazemos o intermédio disso. Já no Canadá, é permitido fazer doação apenas para o desenvolvimento de projetos”, explicou.
Na visão dele, projetos que já existem e têm históricos mensuráveis atraem mais doadores estrangeiros. “Não é necessariamente impossível captar recursos para um projeto inicial ou uma organização social que está começando. Mas, nesses caso, orientamos que faça parceria com outros institutos que já têm uma atuação reconhecida, para que gere mais interesse do doador”, exemplificou.
Ted ainda discorreu sobre os tipos de doação praticados na CAF. Um deles, destacado pelo CEO, é o Friends Fund (Fundo de Amigos) – alternativa a entidades que buscam ampliar o apoio de doadores dos EUA. Nessa modalidade, as organizações economizam dinheiro, porque não precisam se configurar como uma entidade filantrópica pública. Dessa maneira, organizações estrangeiras podem começar a manter arrecadação de fundos americanos e solicitar doações dedutíveis para fins fiscais de qualquer valor. As deduções nos EUA giram em torno de 25% a 40%.
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