A Prefeitura de Campinas iniciou, nesta quarta-feira (9/12), consulta à população para definir a área de aplicação de R$ 1 milhão. A ação, intitulada Fala Cidadão, é realizada via Colab, por meio do programa Juntos.
São cinco destinações possíveis para os recursos públicos: a construção de uma sala de artes em uma escola municipal, de um Centro Popular de Economia Solidária, de dois campos de futebol society, de um Laboratório de Inclusão Digital, ou a criação de uma sala pública de cinema no Centro de Campinas. A votação irá até fevereiro.
O enunciado da pergunta é: “Fala, cidadão! A Prefeitura de Campinas destacou R$ 1 milhão para um dos projetos abaixo. Em qual deles você gostaria que a verba fosse investida?”. Somente os cadastrados no Colab como moradores de Campinas podem votar.
Engajamento
Esta é a terceira votação aberta realizada pela prefeitura por meio da ação iniciada com o programa Juntos. Inicialmente, a população foi convidada a votar no gênero musical preferido para uma apresentação a ser realizada em evento da prefeitura.
Em seguida, a escolha foi sobre a banda a ser contratada. O CPM 22 venceu a disputa com Biqui Cavadão, Camisa de Vênus e Sepultura. A apresentação será no início de 2016.
As consultas integram o pilar de Engajamento do programa Juntos. Os projetos desenvolvidos nessa área buscam mobilizar o cidadão a participar da gestão pública.
Na última semana, em Pelotas, cidade também parceira do Juntos, foi anunciado resultado de consulta realizada: 79,64% dos votos decidiram pelo fim da área de estacionamento nas faixas da direita da avenida Bento Gonçalves, criando, assim, mais uma faixa de rolamento.
Juntos
Em Campinas, a utilização do Colab pela prefeitura é uma ação do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais presente em 12 cidades brasileiras.
Na administração municipal, o Colab é gerido pela Secretaria de Comunicação em parceria com o serviço 156. O Colab permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade via site ou aplicativo.