As prefeituras de Campinas, Curitiba, Limeira, Pelotas, Santos, São Carlos e Teresina aceitaram o desafio proposto pelo Mayors Challenge, de apresentar uma ideia inovadora e ousada, com capacidade de ser replicada por outras cidades, para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos.
Os municípios parceiros do Juntos vão competir com outras 356 cidades da América Latina e do Caribe, que também se inscreveram na competição. O Brasil foi o país com o maior número de inscritos, 107 cidades, seguido por México, com 68, Colômbia, com 55 e Chile, com 34 cidades. Duzentas e três milhões de pessoas vivem nestas cidades.
Campinas e Curitiba estão entre as 38 cidades participantes com mais de um milhão de habitantes. Apenas 10% das cidades inscritas se enquadram nesse perfil. A maior parte, 74% das cidades, tem entre 100 mil e 500 mil habitantes. Pelotas, São Carlos, Limeira e Santos fazem parte desde grupo, que totaliza 268 cidades. Teresina está entre os municípios com número de habitantes entre 500 mil e um milhão.
Nova fase – A próxima etapa do Mayors Challenge segue até o dia 15 de abril, quando encerra o prazo para os municípios inscreverem sua ideia, com informações detalhadas sobre o problema a ser enfrentado – como ele afeta o cotidiano da cidade e dos cidadãos, as causas que contribuem para o problema, e ações tomadas anteriormente pelo município para tentar resolver o desafio.
Os municípios também devem explicar como a política pública funcionará na prática, se foi desenvolvida com a participação da comunidade, e o que a torna inovadora. A proposta deverá mostrar ainda o impacto da solução, apontando os resultados esperados para curto e médio prazo.
A competição premiará a ideia vencedora com U$$ 5 milhões para o primeiro lugar e US$ 1 milhão para os outros quatro finalistas, para ajudar os municípios a implantar a política pública e participar de uma rede de inovações e apoio.
O Mayors Challenge é uma iniciativa da Bloomberg Philanthropies que tem impactado a vida de milhões de cidadãos ao redor do mundo e de centenas de líderes municipais que tiveram a oportunidade de aprender novas estratégias e ferramentas de gestão para melhorar a forma como seus governos trabalham.
Este é o terceiro ano da competição. As edições anteriores aconteceram nos Estados Unidos, em 2013, e Europa, em 2014. A única regra de elegibilidade para a participação das cidades foi o número de habitantes, estando aptos a concorrer municípios que tenham pelo menos 100 mil moradores.
Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável apoia a elaboração de iniciativas inovadoras que melhorem a vida dos cidadãos. O programa Juntos busca o aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais brasileiros.