loading

Rede Colab ultrapassa os 2 mil seguidores em Campinas

Antes de completar os primeiros três meses em Campinas (SP), o aplicativo Colab.re já apresenta números consistentes na cidade. No início de setembro, a rede social que permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos ultrapassou a barreira dos 2,1 mil seguidores. E os números são ainda melhores, já que foram feitas mais de 650 fiscalizações e quase 100 projetos foram propostos.

Em média, são mais de 12 novas publicações ao dia. Nas fiscalizações, as temáticas mais abordadas pela população são as relativas a buracos nas vias (11,8%), estacionamento irregular (9,8%) e limpeza urbana (9,2%). Já as  avaliações são sobre pavimentação de vias (23,7%), fiscalização de trânsito (17,1%) e iluminação pública (10,5%).

Campinas aderiu ao Colab.re, oficialmente, em 24 de junho, por meio do programa Juntos, moedelo de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos desenvolvido pela Comunitas., O aplicativo atua dentro do pilar de engajamento da sociedade, que tem como foco mobilizar o cidadão na gestão pública, por meio de processos e ferramentas de participação.

Segundo Gustavo Carvalho, city manager da Colab, o aplicativo precisa de engajamento, tanto da população, quanto da própria prefeitura, para trazer bons resultados. “A prefeitura de Campinas tem investido bastante energia para se adequar às novas dinâmicas que o Colab impõe, envolvendo mais de 70 pessoas dentro da plataforma, desde os responsáveis técnicos pela operação até os próprios secretários”, afirma.

Para o gerenciamento do aplicativo na prefeitura, foram formados o Comitê de Atendimento ao Cidadão (CAC) e o Comitê Gestor (CG). O primeiro, de perfil tático e liderado pela Secretaria de Comunicação e pelo Serviço de Informação  e Solicitação de Serviços (156), reúne, mensalmente, as secretarias mais demandadas na plataforma e faz a interface com o Comitê Gestor, que define a estratégia da Prefeitura no aplicativo.Já o Comitê Gestor é composto, além desses, também pelo Gabinete do Prefeito e aSecretaria de Administração.

Os comentários estão desativados.