A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, participou, nesta quarta-feira (8/04), do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília (DF). Regina apresentou a experiência do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas com foco na melhoria da gestão pública municipal.
No evento, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Sebrae, foram debatidas experiências bem-sucedidas que visam à melhoria da qualidade de vida da população das cidades.
Regina participou da roda de conversa “Construindo novos modelos de gestão”. Em sua apresentação, a diretora-presidente da Comunitas destacou as bases do programa Juntos, com o foco na melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos aos brasileiros.
“A parceria efetiva entre os setores público, privado e a sociedade civil é fundamental para a melhoria da gestão pública. E o grande objetivo dessa melhoria é proporcionar serviços públicos de qualidade à população. Nesse processo, são fundamentais o fortalecimento de lideranças, o engajamento da sociedade, por meio de um governo transparente, e a inovação de serviços, cocriados com a sociedade”, afirmou.
O papel das cidades
O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável teve como tema Nova Governança Federativa e o Papel das Cidades no Brasil e no Mundo, discutindo questões como transporte público, manejo de resíduos sólidos, gestão e informação ambiental.
O Encontro, um espaço para a mobilização dos governantes e gestores públicos dos três níveis de governo, é considerado o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.
Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão pública, desenvolvido em doze municípios brasileiros. Os projetos são desenvolvidos em várias áreas, em especial, gestão fiscal, saúde e educação.
O Juntos tem como objetivos o fortalecimento da gestão pública, o estímulo ao envolvimento de lideranças públicas e empresariais na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população e proporcionar o intercâmbio de boas práticas entre a iniciativa privada e o setor público.
Foto: Divulgação