Alunos do curso de Administração Pública da FGV percorreram diversas cidades integrantes do Programa Juntos visando o aprimoramento da máquina pública municipal. Resultados serão apresentados no final de fevereiro.
Mais uma vez a Fundação Getulio Vargas se uniu a Comunitas na busca de mais soluções para a melhoria da gestão pública – agora com foco nas políticas municipais de educação. Entre os dias 21 e 29 de outubro, os estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) desembarcaram nas cidades de Caruaru e Petrolina, no interior pernambucano, e Teresina, no Piauí.
Nas cidades, os estudantes foram divididos em grupos e tiveram a oportunidade de conversar com gestores públicos – secretários, prefeitos e assessores, conhecendo mais detalhadamente os processos e fluxos de uma gestão pública municipal.
Em Teresina, por exemplo, além da Secretaria de Educação, o grupo teve a oportunidade de conhecer instituições como o Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Servidores Municipais, Fundação Municipal de Saúde, Centro de Atendimento Multidisciplinar, Câmara Municipal, além de escolas municipais e centros de educação infantil.
Mesmo com foco em educação, os estudantes analisaram, também, ações transversais e intersetoriais, para uma visão mais ampla da gestão, resultando em soluções mais integradas. Cada grupo, formado por cinco alunos, elaborou ao longo do período de imersão um conjunto de proposições que foi apresentada ao município na última sexta-feira (27).
Posteriormente, essa apresentação foi transformada em relatório preliminar e, depois, em relatório final, contemplando três categorias de proposição para o avanço da gestão local: propostas de ação na política de educação, propostas de ação transversais e intersetoriais, e outras propostas setoriais eventualmente identificadas. O resultado final do trabalho gerado pela imersão local deverá ser objeto de uma apresentação aos municípios no início de fevereiro.
Para a estudante Sofia Schapira, integrante do grupo que visitou a prefeitura caruaruense, uma experiência local auxilia na construção de novas ideias e no enfrentamento de desafios até então desconhecidos. “A imersão realizada em Caruaru implicou habitar espaço novo, conhecer pessoas de diversos lugares do país e do mundo e viver uma realidade completamente diferente daquela que estamos acostumados em nossa cidade, tanto no que diz respeito a vida que temos como estudantes em administração pública ou mesmo pela cultura vibrante de Caruaru, afinal os municípios possuem suas peculiaridades”, explicou.
Confira como foi o projeto realizado no primeiro semestre desse ano.
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