loading

Comunitas finaliza Formação Internacional 2024 na Universidade de Columbia. Confira como foi!

Em parceria com a Universidade de Columbia, a Comunitas reuniu líderes brasileiros para um curso intensivo em segurança pública, estreitando laços entre os setores público e privado

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

A Comunitas finalizou, hoje (15), a 4ª edição do programa de formação internacional. O projeto, direcionado para lideranças dos setores público e privado, contou com 24 pessoas em sua comitiva. A formação  teve como objetivo abordar estratégias mais eficazes para garantir a melhoria da segurança pública no país.

A ação foi realizada a partir de uma parceria entre a Comunitas e a Picker Center Foundation da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia e faz parte do eixo de atuação da organização voltado para o fortalecimento de lideranças, que visa capacitar e desenvolver o conhecimento técnico das principais lideranças responsáveis pela gestão de estados e municípios. Além disso, o programa tem o objetivo de compartilhar práticas inovadoras implementadas em outros países, para inspirar gestores e transformá-los em agentes da mudança do setor público.

Ao longo de uma semana de intenso aprendizado, a Comunitas proporcionou aos participantes uma imersão completa em temas relevantes da segurança pública e gestão de crises, em que os selecionados tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas como avaliação de riscos, resiliência, parcerias público-privadas, liderança e comunicação em momentos de crises, prevenção e combate ao crime organizado, policiamento comunitário, reforma policial, políticas públicas, segurança cibernética, justiça criminal, reabilitação e ressocialização. 

As visitas de campo ao Departamento de Polícia de Nova York e ao Departamento de Correções da cidade proporcionaram uma experiência prática e um contato direto com as realidades da segurança pública em uma grande metrópole. Através de aulas, debates e estudos de caso, os participantes puderam trocar conhecimento com especialistas renomados e líderes de diversas áreas, ampliando sua visão sobre os desafios e as melhores práticas na área da segurança.

“Estamos concluindo mais um curso da Comunitas na Universidade de Columbia, onde construímos uma forte rede entre os participantes, que representam tanto os setores público quanto privado. Para além dos debates sobre a segurança pública, o nosso maior legado foi unir esses profissionais em torno de uma agenda comum, com governança e valores compartilhados, somando esforços e experiências em um benchmarking também internacional. Essa colaboração é essencial para enfrentar desafios complexos, e essa rede se torna um valioso legado, que levamos ao Brasil e difundimos nas redes da Comunitas”, contou a Presidente da organização, Regina Esteves.   

Saiba Mais:

Confira como foi o 1º dia
Confira como foi o 2º dia
Confira como foi o 3º dia
Confira como foi o 4º dia
Confira como foi o último dia 

Opinião de quem participou

Os oradores da turma, a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, e o vice-prefeito recém eleito de São Paulo, Coronel Mello Araújo, expressaram gratidão à Comunitas e aos professores, reconhecendo a importância da participação de lideranças empresariais no curso. Ambos ressaltaram a relevância da troca de ideias e discussões para fortalecer os objetivos comuns em prol da melhoria da segurança pública nos territórios brasileiros. 

Coimbra também ressaltou a importância de reunir todos os participantes para discutir o mesmo tema de maneira construtiva, especialmente com a diversidade de visões presentes. “Podemos ter divergências em alguns pontos, mas nosso objetivo comum permanece o mesmo: garantir a segurança da população”, declarou ela. 

O futuro vice-prefeito de São Paulo salienta o quanto a experiência do programa de formação internacional foi enriquecedora para ele, destacando a importância da troca de conhecimento com especialistas e líderes brasileiros e internacionais. Segundo ele, toda bagagem adquirida com o curso será utilizado para aprimorar a segurança pública na cidade de São Paulo a partir do próximo ano

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, salienta a importância dos programas de formação internacional, realizados anualmente pela Comunitas. “Essas oportunidades nos conectam com referências globais e fortalecem uma rede de colaboração entre lideranças políticas e privadas, comprometidas com um futuro melhor para o país”, declarou ele. 

O pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Daniel Cerqueira, por sua vez, destaca o impacto positivo da formação ao proporcionar aprendizado por meio de aulas ministradas por professores renomados, que fomenta a interação entre líderes de diversas esferas da gestão pública, criando um ambiente seguro e livre de polarização, para estimular o debate de ideias construtivas para o Brasil. “Essa dinâmica motiva os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a melhoria da segurança pública no país”.

Sobre a formação na Universidade de Columbia 

A formação teve duração de cinco dias e contou com a participação de 14 professores, especialistas de sua área de atuação, como o especialista em Prática em Assuntos Internacionais e Públicos, Dr. William Eimicke; o líder global em liderança em momentos de crises e chefe de bombeiros aposentado do Departamento de Bombeiros de Nova York, Joe Pfeifer; o Representante Permanente da Colômbia na Organização dos Estados Americanos, Pesquisador Visitante Residente na Washington College of Law, e Professor da Universidad Externado de Colombia, Andrés González Diaz; e o Professor de Prática Profissional em Assuntos Urbanos e Públicos e ex-prefeito da Filadélfia, Michael Nutter. 

Ao todo, foram aproximadamente 35 horas de conteúdo programático para fornecer aos participantes um conjunto de ferramentas analíticas para desenvolver as habilidades de liderança necessárias para identificar as oportunidades de melhoria na área de segurança pública dos estados e municípios brasileiros. 

Os principais temas abordados ao longo da semana foram: avaliação de riscos, resiliência em crises, parcerias público-privadas na área de segurança, liderança em situações de emergência e comunicação em crises. Também foram discutidos assuntos como prevenção de crimes transnacionais, policiamento comunitário, estratégias contra violência juvenil e os desafios de equilibrar segurança e liberdades civis na era digital.

Quem participou?

Ao todo, 24 lideranças dos setores público e privado participaram da 4ª edição do programa de fortalecimento de lideranças da Comunitas. Dentre eles, destacam-se o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e os líderes do legislativo federal, os deputados Pedro Paulo Teixeira (RJ), Renan Ferreirinha (RJ) e Tabata Amaral (SP). Também estão presentes os prefeitos João Campos, de Recife (PE), e Rodrigo Neves, de Niterói (RJ), além dos vice-prefeitos eleitos do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, e de São Paulo, Coronel Mello Araújo.

Também foram selecionados para participar da ação diversos secretários estaduais, como Álvaro Duboc, da Economia e Planejamento do Espírito Santo; Antônio Videira, da Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul; César Roveri, da Segurança Pública do Mato Grosso; Roberto Sá, da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará; e Marcel Beghini, Secretário-geral de Minas Gerais, bem como líderes de órgãos públicos, como a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra; e o pesquisador o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Daniel Cerqueira. 

Representantes do Núcleo de Governança da Comunitas também também estão presentes, a exemplo de Carlos Jereissati (Grupo Iguatemi) e Luiz Ildefonso Simões Lopes (Brookfield Brasil), acompanhados pelos parceiros institucionais Rafael Poço, Diretor-Executivo do Instituto de Filantropia Corporativa Galo da Manhã, e Fernando Schuler, professor do Insper e coordenador acadêmico do Mapa da Contratualização, bem como o jornalista da Revista Exame, Léo Branco.

Representando a Comunitas, estão presentes a presidente da organização, Regina Esteves; a Diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação, Dayane Reis; a Diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola; e a Diretora de Estratégias e Parcerias, Ronyse Pacheco.

Você acompanhou todas as informações do programa de formação internacional? O que achou? Compartilhe suas ideias conosco abaixo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *