A obra traz a sistematização da implementação de uma visão de longo prazo em um órgão de advocacia pública

Crédito da Imagem: Beatriz Kida/Rodrigo Meneghello
A Comunitas lançou, neste mês, a publicação “Cartilha para a elaboração de diagnóstico e planejamento estratégico em órgãos de Advocacia Pública: A experiência da PGE de São Paulo”.
A obra destaca a experiência do desenvolvimento de um planejamento estratégico para a Procuradoria Geral de São Paulo. Por meio de entrevistas com gestores e líderes do órgão, a cartilha conta o processo implementado ao longo de um ano na instituição, com o objetivo de capacitar profissionais, líderes e partes interessadas, fornecendo as ferramentas e insights necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades inerentes à missão da PGE.
A experiência da PGE de São Paulo
A publicação traz a sistematização das etapas de diagnóstico situacional e da definição do mapa estratégico da PGE-SP, correspondentes às duas primeiras etapas do projeto que a Comunitas apoiou no órgão da administração pública. O diagnóstico organizacional contou com a participação de funcionários e líderes para, em seguida, definir o mapa estratégico, com a construção da missão, visão e valores da organização, bem como dos indicadores e metas. O planejamento estratégico contará, ainda, com mais uma etapa, que vem sendo implementada no momento.
A cartilha orienta os leitores na criação de estratégias sólidas, na alocação de recursos de forma eficiente e na adaptação pró-ativa a ambientes em constante mudança. Além disso, enfatiza a importância da colaboração tanto interna quanto externa, com base na experiência da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.
A publicação é uma obra essencial para profissionais que buscam forjar um futuro sustentado por ações estratégicas, com foco na justiça, equidade e um Estado de direito sólido e significativo.
Você pode baixar aqui.
Sem comentários