Os times dos quatro municípios participantes puderam estabelecer o primeiro contato e entender como será a metodologia do projeto
Na manhã de hoje (20), a Jornada Líderes da Saúde foi oficialmente iniciada. O Programa, que é realizado por meio de uma parceria entre a Comunitas e a Fundação Lemann, contou com a participação de mais de 24 pessoas em seu primeiro encontro e a expectativa é que, ao longo dos próximos oito meses, os participantes estejam aptos para desenvolverem soluções criativas a seus desafios na área de gestão de pessoas em suas respectivas secretarias de saúde.
A Jornada Líderes da Saúde faz parte da estratégia de inovação da Comunitas e fomenta um espaço formativo para que os municípios participantes possam incubar e pilotar um projeto-piloto escalável e com valor tanto para os cidadãos como para os servidores. Nesta edição, os municípios participantes são: Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Pelotas (RS) e Petrolina (PE).
No encontro de hoje, as equipes puderam estabelecer um primeiro contato e entender a metodologia da Jornada para que seja possível desenvolver e implementar novos recursos disruptivos e inovadores. Além disso, os participantes também puderam realizar trocas de experiências e destacar características de gestão que eles considerem negativas e positivas em suas secretarias de saúde.
Segundo Dayane Reis, diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, os encontros coletivos são de extrema importância não só para o andamento do Programa, mas para fomentar a troca de conhecimento entre as cidades. “Esses encontros coletivos propiciam trocas de experiências entre os municípios, o que é bastante desejável para nós aqui da Comunitas, já que também focamos não apenas na execução como na replicabilidade dos projetos. O que, muitas vezes, pode ser um desafio em um território, já pode ter sido solucionado em outro. Por isso, acreditamos que as cidades podem se ajudar mutuamente e trabalhar em conjunto para encontrar soluções aos problemas da gestão de pessoas no setor público”.
Metodologia
A metodologia do Programa se dará por meio de realização de oficinas semanais coletivas com os times de cada município, bem como oficinas e mentorias individuais, com o objetivo de mergulhar nas especificidades locais para identificar desafios e oportunidades.
A Jornada terá cinco tipos de encontros. Em um primeiro momento, o objetivo é inspirar os times, para os quais serão apresentados cases de sucesso na área de gestão de pessoas. Após essa fase, serão realizadas reuniões formativas, que terão a participação de especialistas na área, inclusive do meio acadêmico. Na terceira etapa, serão realizadas as oficinas, em que os participantes realizarão pesquisas de campo para poderem dimensionar seus desafios mais assertivamente – além dos já mencionados encontros com as madrinhas e mentorias.
Encontro com lideranças
A metodologia de atuação envolve, nos momentos iniciais de uma Jornada, realizar um encontro com os prefeitos das cidades selecionadas para alinhar expectativas tanto da Comunitas como dos municípios.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, relatou o quanto a gestão de pessoas é um tema desafiador em sua gestão. “[Quando eu soube] não quis perder a oportunidade de participar da Jornada Líderes da Saúde. Nós temos projetos muito bons, com excelentes resultados, e a gente se destacou com iniciativas da área durante a pandemia. Nós buscamos sempre humanizar o atendimento público, com carinho e cuidado com o cidadão. Mas entendendo a importância disso dentro de todo um planejamento. Cada um sabendo o papel que desempenha dentro de toda a engrenagem”.
A Comunitas realizará encontros com os prefeitos dos demais municípios participantes.
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