A Comunitas passou a integrar oficialmente, a partir de junho, a World Urban Campaign, campanha ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) que busca conscientizar sobre a importância de cidades sustentáveis e com serviços básicos de qualidade.
A Comunitas tornou-se a primeira organização da sociedade civil brasileira parceira associada da campanha, que conta com outros 136 parceiros em todo o mundo, sendo três no Brasil.
Além disso, a campanha reconheceu e passará a divulgar ações promovidas pela Comunitas que são consideradas pela World Urbain Campaign boas práticas alinhadas aos seus objetivos.
A campanha
A World Urban Campaign é uma plataforma liderada pela ONU Habitat que conscientiza sobre os desafios da urbanização e da sustentabilidade, tendo as cidades como centros estratégicos para a promoção de mudanças positivas no manejo de recursos naturais e modelos produtivos. Assim, a campanha busca criar cidades sustentáveis, inclusivas, saudáveis, seguras e planejadas. Nela, são utilizadas as hashtags #UrbanThinkers e #TheCityWeNeed
A ONU-Habitat é o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, organização encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos dentro do sistema das Nações Unidas.
Parceira Associada
Como parceira da campanha, a Comunitas aderiu e comprometeu-se a promover os chamados Princípios de Paris, que estimulam ações em favor da inclusão social; da não discriminação e da igualdade de direitos; do planejamento participativo nas cidades; do respeito ao meio ambiente; e do fomento a economias locais competitivas; entre outras.
Além disso, projetos desenvolvidos por meio do programa Juntos passam a ser compartilhados e referendados como boas práticas pela campanha da ONU-Habitat.
Campanha destaca soluções urbanas promovidas pela Comunitas
Ao todo, são nove ações da Comunitas destacadas na plataforma World Urbain Campaign. A primeira é o Programa Juntos, modelo inovador de governança que reúne setor público, iniciativa privada e sociedade civil em prol da gestão e dos serviços públicos municipais. Os textos estão publicados todos em inglês.
Também foram destacados oito projetos realizados no âmbito do Programa Juntos. Em Paraty (RJ), foram três: o fim da dependência municipal em relação aos royalties do petróleo; a redução de 87 % dos casos de infecções intestinais e desidratação após o início do tratamento de água na cidade; e a requalificação da merenda escolar.
Em Campinas (SP), foram elencadas a redução da burocracia no licenciamento urbano e a realização de consulta pública para decidir a destinação de R$ 1 milhão do orçamento público em Campinas (SP).
Também foram destacados, na área da saúde, a criação de um novo conceito de atendimento em saúde, com foco na prevenção: a Rede Bem Cuidar, em Pelotas (RS), e a criação do programa Escola das Mães, que colabora para a redução da mortalidade infantil em Santos (SP).
Por fim, a campanha destacou também a plataforma de governança colaborativa Teresina e-você, na capital piauiense.
O Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil fundada em 2000. Atualmente, o Juntos está presente em 12 cidades de seis estados brasileiros.