O projeto, que recebeu prêmio de excelência nacional e internacional, está em processo de expansão na cidade de Pelotas.
Pensada com foco na prevenção, não somente no tratamento da doença, a Rede Bem Cuidar, em Pelotas (RS), está completando dois anos de significativos resultados, hoje. Viabilizado pela Prefeitura de Pelotas, com apoio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, o projeto tem, atualmente, cerca de 80 profissionais trabalhando no atendimento de mais de 6 mil pessoas mensalmente.
A Rede Bem Cuidar conta com centros informatizados com prontuário eletrônico e-SUS, atendimento psicológico e odontológico, farmácias distritais, academia de ginástica, internet livre, horta comunitária e cozinha experimental. Atualmente, a Rede está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bom Jesus e Simões Lopes, e em processo de expansão para a UBS de Guabiroba.
Premiação
Em 2015, a Rede Bem Cuidar foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde – a primeira colocação ficou com Curitiba, cidade também parceira do Programa Juntos. A premiação busca reconhecer e incentivar projetos e experiências inovadoras no âmbito do SUS e a posição rendeu a Pelotas R$ 250 mil.
O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira. O Centro procura identificar e reconhecer projetos de pesquisa e design convincentes, que cultivam o bem-estar através da promoção da atividade física, saúde mental e vida cívica.
Juntos em Pelotas
Além do apoio na elaboração da Rede Bem Cuidar, o Programa Juntos, liderado pela Comunitas, atua na implementação do Escritório de Gerenciamento de Projetos – projeto replicado em Curitiba, criação das plataformas Clique Saúde e Pelotas e-você, e expansão do Programa de Saúde da Família.
Saiba mais detalhes sobre o resultado das ações desenvolvidas em todos os projetos clicando aqui.