O programa Juntos iniciou mais de suas ações de replicabilidade, agora em Curitiba (PR). Quinze gestores e servidores da prefeitura municipal receberam treinamento, ontem (2), e nesta quinta-feira (3/09), de agentes públicos da prefeitura de Pelotas para que possam implantar projeto piloto do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). O treinamento acontece na capital paranaense.
O escritório é uma iniciativa desenvolvida por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos do qual Curitiba e Pelotas fazem parte. Por meio do EGP, é feito o gerenciamento dos 246 projetos que compõem o Mapa Estratégico da Prefeitura da cidade gaúcha.
No funcionamento do EGP, é utilizado o Programa de Gestão Estratégica (Proges), aplicativo criado pela prefeitura de Pelotas, que permite acompanhar de forma online e em tempo real o andamento dos projetos.
Em Curitiba, o assessor da Secretaria de Planejamento e Administração, Mauro Tietz, será o responsável pela operação do projeto piloto do EGP. A concepção conta, ainda, com apoio da Secretaria de Informação e Tecnologia.
“Pelotas desenvolveu algo grandioso, pelas possibilidades de acompanhamento geradas, pela funcionalidade do sistema e pelo panorama dado de todos os projetos. Esses são ganhos significativos. Estamos em um projeto piloto até fevereiro de 2016, quando avaliaremos o desempenho desse acompanhamento em Curitiba”, afirma Mauro.
Já em Pelotas, o coordenador de Estratégia e Gestão da prefeitura, César Mendes, é o responsável pela replicabilidade do EGP. “Estamos assumindo com o município de Curitiba o acompanhamento da utilização do aplicativo, o que, para nós, é extremamente importante, como forma de aperfeiçoamento da própria ferramenta. Vai nos ajudar também a desenvolver um olhar mais crítico sobre todo o processo”, disse César.
Para integrarem o piloto do EGP, foram selecionados projetos prioritários pela administração curitibana: ações do “Curitiba Mais Nutrição”, programa de segurança alimentar da Secretaria de Abastecimento, da Linha Verde, via de alta capacidade de tráfego e escoamento sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Urbanismo, e do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), da Secretaria de Informação e Tecnologia.
Foto: Valdecir Galor/SMCS