loading

Curitiba se esforça pelo equilíbrio fiscal

Identificar o problema, analisar suas causas, criar um plano de ação, executá-lo, verificar resultados e ações, analisar desvios, implantar ações corretivas e, por fim, padronizar o processo. Por meio desse método, conhecido por PDCA, a prefeitura de Curitiba vem trabalhando para alcançar o equilíbrio fiscal. Uma vez atingido o objetivo, será possível investir mais e melhor nos serviços oferecidos à população.

Esse trabalho começou em setembro de 2014, quando o município passou a fazer parte do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Liderado pela Comunitas, o programa busca fortalecer a gestão pública municipal, com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos.

A frente de Equilíbrio Fiscal é a que está em execução no município. Além de buscar elevar a receita por meio do aprimoramento dos processos de arrecadação – sem aumento de tributos – a redução das despesas, sem prejuízos na prestação dos serviços aos cidadãos, é fundamental para conseguir um resultado financeiro sólido e duradouro.

O planejamento de ações de gerenciamento de receitas e despesas resultou na meta negociada de melhoria fiscal de R$ 238,8 milhões.

A projeção foi feita pela prefeitura e pela Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no programa Juntos.

As metas preliminares foram estipuladas em 8 pacotes de gastos, cada um sob a responsabilidade de um gestor: Tecnologia da Informação, Serviços de Terceiros, Materiais e Serviços de Saúde, Limpeza Pública, Alimentação, Hora Extra e Adicionais, Transporte e Viagens, Utilidades. Nas despesas, os itens avaliados são sempre preço e quantidade (consumo).

Nesse sentido, entre as ações consideradas de sucesso pela prefeitura está a redução da frota de 600 veículos, entre próprios e alugados. Após identificar diversos casos de subutilização, foram cortados 118 veículos. Mesmo com o crescimento da demanda, não houve prejuízo aos serviços de transporte, por conta de mudanças na logística, informa a prefeitura.

Os números de receitas e despesas da Frente de Equilíbrio Fiscal serão acompanhados ao longo de todo o ano de 2015.

Os comentários estão desativados.