A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, participou, nesta quinta-feira (31/03), do 9º Congresso Gife, promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Regina mediou o painel “Articulação intersetorial: um campo de atuação na saúde”, que debateu o destaque que a saúde vem recebendo no campo dos investimentos sociais e os desafios da área.
Participaram do debate o Secretário de Saúde do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa, o ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo e idealizador da INOVA Saúde, Januário Montone, e o diretor da Agência Tellus, Germano Guimarães.
Regina Esteves apresentou dados da última pesquisa BISC como referência. Os avanços do investimento social corporativo em saúde passaram de R$ 78,4 milhões para R$ 141 milhões entre 2009 e 2014. Segundo ela, a tendência é que os investimentos em saúde continuem em evolução.
“Em 2014, os investimentos em saúde representaram 16% do aplicado em educação por empresas e institutos. No entanto, houve um crescimento de 80% entre 2009 e 2014. É um aumento bem superior ao registrado no investido em educação”, destacou Regina.
Gasto com qualidade
O secretário Henrique Jorge Javi de Sousa, que atuou no Terceiro Setor, afirmou que apenas ao atuar no serviço púbico compreender a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É necessário que o foco passe a ser cada vez mais a prevenção e promoção da saúde, e não a doença”, disse.
O ex-secretário Januário Montone defendeu a importância do investimento social privado como alavanca de impacto social na saúde. Ele também destacou a necessidade de projetos estruturantes como os adotados pela Comunitas por meio do Juntos, que melhoram a qualidade do gasto público.
“No sistema público, hoje, o dinheiro é pouco, fragmentado, tem perdas sistêmicas e é mal gerido”, afirmou.
Cocriação
O diretor da Agência Tellus, Germano Guimarães, defendeu a participação da sociedade na criação nas políticas públicas. Ele citou como exemplos três projetos do programa Juntos em que a Tellus atuou como parceira técnica.
Germano citou a Escola das Mães, que contribui para a redução da mortalidade infantil em Santos (SP), a Rede Bem Cuidar, novo conceito de atendimento, com foco na prevenção, em Pelotas (RS), e o Clique Saúde, que gera indicadores e disponibiliza informações para os usuários do SUS, também em Pelotas.
“As soluções ganham em assertividade se o cidadão for colocado no centro da abordagem, participando da cocriação, que é testada e prototipada, possibilitando errar rápido e promover ajustes necessários antes de se ampliar a escala”, disse Germano.
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais liderado pela Comunitas.
Congresso Gife
A 9ª edição do Congresso Gife foi aberta na última quarta-feira (30) e será encerrada nesta sexta (1º). A primeira edição foi realizada em 2000 e o evento é repetido a cada dois anos. O congresso reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos.