loading

Espaço de Cultura tem reforma iniciada com apoio da Comunitas

A prefeitura de Paraty lança oficialmente, nesta sexta-feira (13/05), a reforma do Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça. O local passará a contar com espaços para oficinas, cursos, reuniões e exposições, uma moderna sala de cinema e sala de leitura com acervo de mais de 4 mil livros.

A reforma do Espaço Experimental é uma parceria com a Associação Paraty Cultural, patrocínio da Petrobras e do Governo do Rio de Janeiro. A Comunitas auxiliou na elaboração do projeto das obras, com conclusão prevista para dezembro de 2016.

As melhorias no local irão preservar as características arquitetônicas desse casarão de dois andares localizado na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Paraty. Suas dimensões são comparáveis apenas às principais igrejas da cidade. Na década de 1930, o espaço foi transformado no cinema da cidade, que permaneceu em atividade até 1973.

O lançamento marca ainda a abertura da exposição do projeto de reforma do casarão. A história do cinema também será relembrada, com fotos da época e leituras, além de apresentações artísticas de jovens envolvidos na Ocupação Criativa.
Ocupação criativa

Em 2015, o programa Juntos, liderado pela Comunitas, promoveu três encontros para a formulação de propostas para o local. Jovens da cidade reuniram-se e crocriaram em parceria com o poder público municipal propostas para revitalização e ocupação do espaço. Muitas sugestões sobre o espaço físico foram inseridas no projeto de reforma do antigo cinema.

Além disso, os encontros deram vida à Ocupação Criativa. Ela reúne vários coletivos de jovens ligados à cultura apresentaram sua arte, seja por meio de música, cinema, fotografia, dança ou do grafite.

Engajamento

A ocupação e o fortalecimento do Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça é um dos projetos do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais liderado pela Comunitas. O projeto integra o pilar de Engajamento do Juntos, que busca mobilizar o cidadão a participar da gestão pública.

Os comentários estão desativados.