O objetivo da ferramenta, que será disponibilizada para uso até o final do ano, é dar mais celeridade aos processos de licenciamento ambiental no Pará.
A frente de modernização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará avança com o projeto da plataforma de licenciamento ambiental. Até o momento, já foram desenvolvidas quatro das 14 funcionalidades previstas para a ferramenta digital, sendo as últimas entregas o aprimoramento do chatbot de atendimento ao usuário, a Flora, e o layout do portal.
A versão 2.0 da Flora vai permitir a interação humana por meio do chat. O objetivo é que, em determinado momento do atendimento, o usuário da plataforma possa ser redirecionado para atendimento virtual com um especialista da Semas. Além disso, a nova ferramenta prevê integração direta com o sistema de licenciamento já existente, reduzindo a burocracia dos processos de licenciamento ambiental.
De acordo com Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas, a plataforma também irá garantir mais celeridade para todos os envolvidos. “A redução na burocracia dos processos gera economia de tempo tanto para o empreendedor, quanto para o Governo, o que atrai novos investimentos para o Estado. Acreditamos que, com a criação dessa ferramenta, as regras de proteção ao meio ambiente serão mais facilmente assimiladas pelo empreendedor, o que é uma enorme preocupação da gestão atual”, explicou ele.
As próximas etapas de programação da plataforma estão relacionadas às áreas administrativas, bem como à criação de um sistema de coordenadas da atividade do licenciamento ambiental, para que a Semas tenha um maior controle de quais áreas demandam mais licenciamentos. A expectativa é que a ferramenta seja disponibilizada para a população até o final do ano.
Sem comentários