loading

Governo do Mato Grosso inicia jornada para modernizar serviços públicos com workshop de transformação digital

Com o apoio da Comunitas, 5 secretarias participaram de oficinas para desenvolver o Roadmap de Transformação Digital com o objetivo de delinear um plano estratégico para modernizar a gestão pública 

Workshop na Secretaria Estadual de Saúde. Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Cerca de 100 funcionários e gestores das áreas de TI das secretarias de Planejamento (SEPLAG), Segurança (SESP), Saúde (SES), Meio Ambiente (SEMA) e Educação (SEDUC) do governo de Mato Grosso participaram do primeiro workshop para construir o Roadmap de Transformação Digital do Estado. 

Realizado entre os dias 13 e 15 deste mês, o workshop contou com o apoio da Comunitas e a expertise da EloGroup, parceiro técnico da iniciativa neste primeiro momento. A ação faz parte do projeto de transformação digital da gestão mato-grossense, com foco na melhoria da eficiência dos serviços públicos no Estado

Ao longo das oficinas, foram mapeados os principais desafios de cada secretaria envolvida, com foco na priorização das ações para impulsionar a transformação digital por meio da cadeia de valor e do mapeamento dos sistemas. Durante os encontros, foram apresentados os objetivos do programa, como a avaliação e diagnóstico da transformação digital, a estruturação de um plano detalhado para sua implementação e o lançamento de um programa de formação para capacitar servidores e lideranças de forma a garantir a sustentabilidade das inovações introduzidas.

Principais atividades

Workshop na Secretaria Estadual de Educação. Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Durante o treinamento, as secretarias participantes se concentraram em mapear os principais desafios nos processos e sistemas atuais, com a colaboração ativa de seus dirigentes, visando identificar os problemas que mais impactam a eficiência e a transformação digital em suas respectivas pastas. 

Com base nesse mapeamento, as iniciativas foram classificadas e priorizadas, levando em conta critérios como a amplitude de impacto, complexidade tecnológica e alinhamento estratégico com os objetivos de transformação digital do governo, o que permitirá a realização de uma abordagem mais focada e direcionada para facilitar o avanço das ações.

As equipes também discutiram as barreiras existentes para a transformação digital e as estratégias para superá-las, utilizando ferramentas como a cadeia de valor e o mapa de sistemas. Foi ressaltado que a transformação digital vai além da simples digitalização, demandando uma reengenharia dos processos e uma mudança cultural dentro das organizações. Ademais, a apresentação da cadeia de valor e do mapa de sistemas proporcionou uma visão clara e estratégica das tecnologias e processos, fundamentais para a transformação digital no Estado.

A partir das atividades realizadas, é esperado a elaboração de um diagnóstico sobre a situação atual da transformação digital nos processos governamentais, com o objetivo de identificar áreas de melhoria nas secretarias participantes. Esse diagnóstico servirá como base para o desenvolvimento de um Roadmap de Transformação Digital, estabelecendo um plano estratégico que priorize as iniciativas identificadas no workshop.

Sobre o projeto de transformação digital do Mato Grosso

A ação, que teve início em junho deste ano, tem como objetivo promover a transformação digital da gestão e dos serviços públicos em cinco secretarias governamentais do Estado. O projeto busca melhorar a eficiência operacional, promover a transparência, reduzir custos, facilitar decisões baseadas em dados e aumentar a resiliência a crises. 

O projeto deverá ser concluído em dezembro, sendo que, neste período, serão executadas ações de diagnóstico, elaboração de roadmap, lançamento do programa e acompanhamento, bem como a execução e transformação dos projetos prioritários da gestão mato-grossense.

Saiba todas as novidades da Comunitas em primeira mão! Assine a nossa Newsletter agora mesmo! 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *