loading

Itirapina promove ações para melhorar educação

Simulados são realizados a cada dois meses com objetivo de alcançar meta do Ideb para o ano

A Prefeitura de Itirapina vem desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de elevar o nível de aprendizado dos alunos da rede municipal.  A meta é elevar o desempenho dos alunos do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em 2013, a nota registrada foi de 5,6 nos anos iniciais. A média nacional foi 4,9. Para este ano a meta da prefeitura é chegar a 7,7 para os alunos do 5º ano.

A cada dois meses, a Secretaria de Educação realiza um simulado para verificar o desenvolvimento do aprendizado. A expectativa é chegar até outubro com um índice de acerto de 79% das questões, o que significa uma nota 7,9 em proficiência. A diferença em relação à meta de 7,7 é que, além do aprendizado em português e matemática (Prova Brasil), o Ideb também é composto pela taxa de rendimento, que considera aprovação e evasão.

Os esforços em prol da educação em Itirapina são uma parceria com o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em consonância com a atuação da Associação Parceiros da Educação e do Grupo Movimenta, em conjunto com o Instituto Península.

O programa Juntos, liderado pela Comunitas, busca o aprimoramento da gestão pública e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população, e conta com a parceria técnica da Falconi Consultores de Resultado.

Reforço para turmas

No primeiro simulado, realizado em março, o índice de acerto ficou em 44%, abaixo da meta inicial de 50%. O segundo foi realizado nos dias 27 e 28 de maio. O resultado deve sair em junho. A expectativa é de 60% de respostas corretas.

Para reverter o quadro insatisfatório demonstrado no primeiro teste, uma série de ações está sendo tomada, como atuar de forma específica nas turmas com desempenhos negativos; capacitar professores de reforço; divulgar, dentro da rede, o desempenho de cada turma; criar um currículo único do município e equipar a sala de leitura em todas as escolas do Fundamental 1.

A Prova Brasil deverá ser realizada no quarto trimestre do ano. Além dos alunos do 5º ano, os estudantes do 9º ano também participam do Ideb (a rede municipal não tem ensino médio). No primeiro simulado, os estudantes dos anos finais registraram um índice 45,4% de acertos, para uma meta inicial de 40%. Ao final espera-se chegar a 52% em proficiência e Ideb de 4,9. Em 2013 a nota oficial foi 4. As metas de aprendizagem, no entanto, alcançam todas as turmas no município – do 1º ao 9º ano.

Metas de melhoria do Ideb (de 2013 para 2015):

Histórico Meta
Anos iniciais

Anos finais

5,6

4,0

7,7

4,9

Os comentários estão desativados.