loading

Jovens iniciam curso de capacitação em Paraty

O grupo Galpão Aplauso realizou, nesta quarta-feira (29/04), a aula inaugural do curso de auxiliar em infraestrutura que será oferecido a 60 jovens com idade entre 17 e 29 anos, em Paraty. São jovens de baixa renda, inclusive da zona rural, que participam das aulas, realizadas por meio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Em seguida, os responsáveis pela iniciativa em Paraty enfatizaram a importância da parceria entre a Comunitas, organização da sociedade civil que lidera o programa Juntos, e a Secretaria Municipal de Cultura, para viabilizar uma nova alternativa de ensino profissionalizante no município.

“Durante anos, Paraty só contou com cursos profissionalizantes da Marinha”, disse o prefeito Carlos José Gama Miranda, o Casé. “Com o apoio da Comunitas, conseguimos viabilizar um curso que pode ser muito importante para que os alunos consigam vagas de emprego nas obras de saneamento.”

A diretora executiva do Galpão Aplauso, Ivonette Albuquerque, destacou o potencial do curso para o futuro profissional dos jovens selecionados. “Entendemos que o projeto tem uma maneira especial para inserir cada um desses jovens aqui presentes no mercado de trabalho. Ter uma profissão e um salário, para conquistar seu espaço profissional e ter mais qualidade de vida, é essencial”, disse.

Durante a aula, os jovens selecionados apresentaram-se e tiveram acesso a um vídeo institucional com mais informações sobre o trabalho do Galpão Aplauso. O evento aconteceu no antigo cinema da Praça da Matriz, prédio que também vai abrigar inicialmente as atividades do curso.

O curso de auxiliar em infraestrutura tem duração de seis meses. São duas turmas de 30 alunos cada, nos períodos da tarde e noite.

Os estudantes selecionados recebem bolsa auxílio mensal de R$ 120 e contam com aulas de reforço em matemática e português, além de disciplinas técnicas e artísticas. O Galpão Aplauso repete a experiência dos cursos profissionalizantes que mantém no Rio de Janeiro e oferece atividades lúdicas, como aulas de circo, complementando a formação.

A expectativa da prefeitura e dos parceiros do projeto é de que os formandos estejam aptos a trabalhar nas obras de saneamento básico em andamento em Paraty, com a instalação da rede de coleta e tratamento de esgoto.

 

Fotos: Prefeitura de Paraty

Os comentários estão desativados.