loading

Juntos colabora no acompanhamento escolar de alunos em Santos

O Coordenadores de Pais promove a melhoria no acompanhamento da vida escolar dos alunos pela família e aproxima pais e escola. Este é o resultado do diagnóstico realizado pela Secretaria de Educação de Santos no fim de 2015. A avaliação positiva foi unânime entre os gestores das escolas que contam com a ação.

O projeto estimula o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, em especial em comunidades de maior vulnerabilidade socioeconômica, e intensifica a sua participação nos esforços pela melhoria do aprendizado e redução da evasão escolar.

Em Santos, o projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Secretaria de Educação em parceria com a Comunitas, por meio do programa Juntos. Somente em fevereiro, o Coordenadores de Pais promoveu 15 atendimentos a familiares de alunos, 12 atendimentos a alunos e cinco visitas domiciliares.

 

 

Atualmente há coordenadores em sete escolas municipais, beneficiando mais de cinco mil alunos. Em cada uma delas há uma mãe de aluno matriculado na unidade atuando como responsável pelo projeto. Elas foram treinadas para fazer a mediação entre escola e os pais dos alunos. Recebem salário e contam com carga horária de 40 horas, atuando sob orientação.

Parceria

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos liderado pela Comunitas e presente em 12 cidades do país. O Juntos conta com um  Hub de Parcerias que engaja outras organizações da sociedade civil em favor das cidades onde o programa é desenvolvido. Dessa forma o Coordenadores de Pais chegou a Santos.

Na cidade, o projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Secretaria de Educação em parceria com a Comunitas, por meio do Juntos.  A Fundação responde pela metodologia do projeto e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) é responsável pela execução técnica do programa.

Assista abaixo o vídeo do projeto:

 

Os comentários estão desativados.