loading

Paraty e Paragominas compartilham experiências de melhorias na merenda escolar

Um intercâmbio de boas práticas em favor da merenda escolar. Esse foi o resultado da visita do ex-coordenador da Merenda Escolar de Paragominas (PA) Walmir Nogueira a Paraty (RJ). O município do interior paraense, distante cerca de 300 km de Belém, ganhou dez vezes o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, concurso promovido pela ONG Ação Fome Zero.

Nogueira foi recebido pela chef Ana Bueno, coordenadora do programa de requalificação da merenda escolar de Paraty, e por duas secretárias do município: Eliane Tomé, responsável pela Educação, e Valéria Mozzer, da Agricultura. Ele apresentou ações desenvolvidas em Paragominas ao longo dos últimos anos.

Segundo a apresentação feita por Walmir, o objetivo das ações é “garantir alimentação saudável para os estudantes, obtendo ganhos expressivos para a educação, além de fomentar os pequenos negócios locais”.

Para cumprir esse objetivo, o cardápio da merenda escolar do município passou a contar com produtos da agricultura familiar e de hortas plantadas nas próprias escolas. Paragominas conta com cerca de 36 mil alunos em 85 escolas municipais, inclusive em zona indígena.

Pioneirismo

As compras de gêneros da agricultura familiar é prática efetiva desde 2005, atendendo em 2014 cerca de 420 famílias, por meio de quatro cooperativas, seis associações e dezenas de micro e pequenas empresas. Em 2005, Paragominas tornou-se o primeiro município da região Norte a adquirir produtos da agricultura familiar.

Além da disponibilidade de produtos orgânicos para a merenda escolar, a prefeitura teve acesso a produtos mais baratos. Soma-se a isso a geração de renda direta para os produtores, reduzindo o êxodo rural.

O município também aderiu ao projeto Educando com a Horta Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que forma profissionais para promover hábitos alimentares saudáveis nas escolas a partir da horta escolar e da gastronomia.

Requalificação da merenda

Na visita, Walmir Nogueira também conheceu o projeto de Paraty. No início de 2014, a chef Ana Bueno visitou todas as escolas municipais com o objetivo de produzir um caderno de receitas e memórias com a participação das crianças. Além disso, convidou as merendeiras das escolas para participarem de cursos de capacitação com chefs durante a Folia Gastronômica, tradicional evento realizado anualmente na cidade.

Nessas visitas, foi constado que o cardápio da merenda escolar era sempre o mesmo. Assim, iniciou-se uma ação para oferecer uma alimentação diversificada, saudável e que valorizasse os ingredientes locais.

Foi firmada uma parceria com agricultores locais, que passaram a fornecer peixes e legumes variados para a alimentação. Além disso, chefs do Polo Gastronômico de Paraty apadrinharam escolas, acompanhando todo o processo de produção da merenda. As escolas também estão sendo incentivadas a instalar e cultivar herbários em seus espaços.

Os comentários estão desativados.