A população de Paraty (RJ) já pode contar com água tratada em suas casas. A primeira estação de tratamento foi inaugurada, na última sexta-feira (15/05), no bairro de Pedra Branca, e irá beneficiar 70% dos consumidores da área urbana da cidade. A expectativa é chegar a 100% em quatro meses, com a inauguração da estação de Corisquinho.
Diante de um público estimado de 300 pessoas, representantes do poder público local, da empresa responsável pelas obras e investidores celebraram o acontecimento histórico e anunciaram os próximos passos do projeto.
Em seu discurso, Casé, como é conhecido o prefeito Carlos José Gama Miranda, agradeceu a todos que ajudaram a viabilizar a obra. “Fico muito orgulhoso de poder estar aqui neste momento. Quero dar parabéns a todos nós, moradores de Paraty, porque esta é uma obra que pertence a todos e que ficará para sempre”, disse.
O secretário de Saúde, Paulo Eduardo, lembrou que, para cada real investido em saneamento, as prefeituras economizam quatro reais em atendimentos na saúde. “Os prefeitos não gostam de investir em saneamento, mas, em Paraty, estamos mudando esse paradigma”.
Levar água tratada à população de Paraty e implantar uma rede de esgoto, que também não existe na cidade, estão sendo viabilizados pela criação de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O projeto de licitação das obras e a concessão dos serviços por 30 anos foram feitos ao mesmo tempo, tornando o projeto mais atrativo para o investimento da iniciativa privada. O investimento inicial é de R$ 70,6 milhões para os três primeiros anos e deverá chegar a R$ 240 milhões em vinte anos.
Foto: Divulgação/Águas de Paraty/Danilo Castro