Projetos liderados ou apoiados pela Prefeitura de Paraty foram apresentados no 5º Encontro de Comitês Gestores do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, realizado no final de julho no município.
A diretora da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, fez uma avaliação das oportunidades de parceria em Paraty, a partir do potencial do município. Ela destacou que o município tem 89% da mata preservada. “Imaginem o desafio de se promover o desenvolvimento sem afetar a preservação.”
Márcia relatou que a SOS Mata Atlântica já atua em Unidades de Conservação de Paraty, como a APA Cairuçu e a Reserva da Juatinga. Segundo ela, um fundo “pró-unidade de conservação” está sendo desenhado em Paraty.
Também foi apresentado projeto de requalificação urbana da área do cais de pesca da Praça da Paz, elaborado pela BAA Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Secretaria de Obras e com o apoio da Comunitas.
O arquiteto Paulo Gustavo Bastos, da BAA, ressaltou as diferenças de escala significativas entre Paraty e cidades de maior porte, mas lembrou que o mais importante, em termos de planejamento urbano, é a persistência dos prefeitos na identificação das necessidades dos municípios.
O secretário de Obras de Paraty, Ronaldo Carpinelli, ressaltou que o objetivo da prefeitura foi inserir as comunidades menos favorecidas no desenvolvimento sustentável de Paraty.
“A participação do Juntos no processo foi importantíssima, nosso corpo técnico é muito pequeno, não teríamos como dar continuidade ao processo”, disse o secretário.
A secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, falou sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos no município, como a restauração da Casa da Música de Paraty, gerida atualmente pelo terceiro setor, e a revitalização do Largo de Santa Rita.
A presidente da Associação de Amigos do Museu de Arte Sacra (MAS), Haydee Belda, abordou a defesa da cultura no município e o apoio na recuperação de peças do museu. Ela destacou sua satisfação em poder atuar pela comunidade na cidade, por meio da criação da associação.
Além disso, foi realizada uma dinâmica em grupo seguida de depoimento de um aluno da ONG aos presentes no encontro e a apresentação da diretora do Galpão Aplauso, Ivonete Albuquerque. Ela explicou aos presentes a metodologia de trabalho, que oferece, em Paraty, o curso de auxiliar de infraestrutura para jovens do município.
Foto: Cristiano Muniz / Divulgação PMP