A cidade de Paraty passou a contar, no mês de junho, com uma moderna central de monitoramento de seu Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), reforçando as ações de segurança pública e o combate à criminalidade. A inauguração do equipamento aconteceu na última terça-feira (14/06).
A partir de agora, as imagens captadas pelas 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade são monitoradas 24 horas ao dia por uma equipe da Guarda Municipal treinada especialmente para operar a central. A instalação do sistema contou com apoio do programa Juntos.
A central está em contato permanente com as policias Civil e Militar e com o Corpo de Bombeiros. Quando os operadores identificam alguma situação suspeita, as viaturas mais próximas são acionadas para averiguação.
Para operar o SIM, uma equipe específica da Guarda Municipal foi formada e está sob a supervisão de um especialista em vigilância eletrônica. O grupo também faz a manutenção preventiva dos equipamentos e projeta as adequações necessárias ao sistema, como o reposicionamento eventual de câmeras e o planejamento do aumento de alcance do SIM.
A próxima meta da Guarda é estender o sistema a todo o centro histórico e à região da praia do Jabaquara.
Orientação
Desde o início da operação das câmeras do SIM, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Paraty orienta os comerciantes sobre o sistema de vigilância. A administração municipal lançou ainda uma campanha voltada para os turistas que visitam a cidade.
A administração municipal fez uma apresentação do SIM ao Ministério Público e promoveu três encontros com representantes da Associação Comercial e do Convention Bureau para explicar os critérios de instalação das câmeras, que levaram em conta os locais com maior fluxo de pessoas e aqueles onde a polícia registrou o maior número de ocorrências, como furtos e assaltos.
Nestas reuniões, também foram debatidas as metas de ampliação do SIM e medidas para aprimorar o trabalho em parceria com as polícias Civil e Militar.
Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais presente em 12 cidades do país. O Juntos é liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil fundada em 2000.