loading

Pernambuco se reúne com Comunitas para tratar de desafios do Estado e modelação de projetos estruturantes

Na primeira Reunião de Governança de Pernambuco, temas como segurança pública, Parcerias Público-Privadas e abastecimento de água também foram debatidos

a imagem mostra uma sala de paredes claras, com várias cortinas. Há também 3 grandes mesas, com pessoas sentadas para uma reunião profissional

Crédito da imagem: Acervo Comunitas

No último dia 14, a Comunitas realizou a primeira Reunião de Governança em Pernambuco. No encontro, foram debatidos a transição governamental, bem como os principais desafios do governo, com o objetivo de modelar propostas de atuação que permitam implementar projetos estruturantes em busca de melhorias para a gestão e os serviços ofertados pelo Estado à população. 

Participaram do encontro a governadora, Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause; a secretária de Administração, Ana Maraíza; a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, Carolina Cabral; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Benevides; a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha; a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti; o secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra; o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o secretário da Fazenda, Wilson de Paula; o secretário de Planejamento, Fabrício Marques; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o chefe de Gabinete, Eduardo Vieira; e o Assessor Especial, Fernando Holanda. 

Também participaram do encontro os líderes empresariais, do Núcleo de Governança da Comunitas, como a vice-presidente do Conselho Deliberativo da Votorantim, Ana Helena Vicintin; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o Executive Chairman da Brookfield, Luiz Ildefonso Simões Lopes e a diretora vice-presidente Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, além de lideranças da Comunitas, como a diretora-presidente da organização, Regina Esteves, e também empresários locais, como o presidente da Serttel, Ângelo Leite; o presidente da Vivix Vidros Planos, José Henrique Lisboa; e o presidente do conselho de administração, Gustavo José Moura Dubeux.

Abrindo o encontro, a governadora Raquel Lyra agradeceu o apoio da Comunitas, que possibilitou a realização de um diagnóstico estrutural da máquina do Estado para identificar os desafios mais urgentes a serem enfrentados ao longo de sua gestão. 

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, salientou a importância do encontro. “Por se tratar da primeira reunião de governança da Comunitas no Estado de Pernambuco, aproveito para reforçar o objetivo do encontro, em que a Comunitas promove o protagonismo do governo por meio da governança compartilhada e da troca de experiência entre as lideranças públicas e privadas”.

Desafios identificados

Raquel Lyra explicou que existem muitos desafios que precisam ser tratados, dentre eles a busca pelo equilíbrio fiscal alinhado a um planejamento estratégico e ao plano de governo. Na área de saúde, é necessário buscar uma regulação dos contratos com OSs, a fim de promover a melhor aplicação dos recursos e qualificar a gestão; na segurança pública, com a piora dos indicadores de crimes em especial, contra a mulher, e o aumento do crime organizado, torna-se oportuno trazer para Pernambuco a metodologia apoiada pela Comunitas em Caruaru, o Juntos pela Segurança.

Por sua vez, o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, destacou que existem muitos desafios na área de finanças, e que o apoio inicial ofertado pela Comunitas trouxe resultados imediatos. Dentre as diversas iniciativas, destacam-se as ações incorporadas de redução de veículos de representação e cota de combustível com impacto de cerca de R$ 1,5 milhão por ano. Além disso, em relação ao ano anterior, o secretário estabeleceu a meta de redução de 50% em viagens, diárias e participação em eventos, bem como a redução de 25% nas despesas de custeio, e de 25% do valor dos demais contratos corporativos.

José Roberto Marinho, líder do núcleo de governança da Comunitas, ressaltou que, apesar dos desafios, Raquel e seu time possuem uma trajetória de excelentes resultados, desde Caruaru, e que com o apoio da estrutura e experiência acumulada dos projetos realizados pela Comunitas, poderão promover melhorias sensíveis para o estado de Pernambuco e seus cidadãos.

Raquel Lyra salientou que acredita ser possível fazer um governo transformador em Pernambuco, e para isso acontecer o apoio da Comunitas é fundamental. “Temos pressa, Pernambuco conta com o apoio desta governança, apoio de quem vai fazer a gente chegar mais rápido onde a gente precisa”. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Comunitas? Então assine a nossa Newsletter e saiba de tudo em primeira mão

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *