loading

Prefeita de Pelotas (RS) apresenta Pacto Pelotas pela Paz em congresso nos EUA; projeto contou com o apoio da Comunitas para a sua implementação

Executado desde 2017, o programa apoiou o município gaúcho a atingir o menor índice de assassinatos da história, de acordo com a série histórica.  

Crédito da Imagem: Prefeitura de Pelotas

Na manhã de hoje (09), representantes da Comunitas reuniram-se com a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, além de integrantes do governo pelotense, como o Secretário da Fazenda, Cristian Küster, o procurador geral do município, Eduardo Trindade e a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. O encontro abordou temas como a participação da prefeita na última edição do congresso Cúpula das Cidades das Américas, na cidade de Denver, nos Estados Unidos, além dos avanços realizados no âmbito do programa Pacto Pelotas pela Paz e a possibilidade de a organização apoiar o município em uma frente de equilíbrio fiscal. 

Evento Peace in Our Cities

No evento em Denver, Paula palestrou em um painel temático Peace in Our Cities (Paz em Nossas Cidades, em tradução livre), em que contou a história do programa Pacto Pelotas pela Paz, um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade a partir de ações movidas por toda a sociedade no município gaúcho.  

No evento, que ocorreu no final de abril, Paula tratou da importância da participação da iniciativa privada no enfrentamento dos desafios da administração pública, explicando que o apoio da Comunitas, em parceria com o Instituto Cidade Segura, foram fundamentais para o desenho do Pacto, evidenciando como mudanças significativas podem ser alcançadas com pouco investimento, modificando estratégias e metodologias no tratamento dos desafios.

Avanços no Pacto Pelotas pela Paz

Implementado há seis anos com o apoio da Comunitas, o Pacto Pelotas pela Paz é um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade. Antes de ser implementado, a cidade de Pelotas teve um aumento acelerado e constante do número de homicídios, que chegou a 488% em 2015, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS).

Em 2022, o município gaúcho atingiu a menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) da série histórica, iniciada em 2017. De acordo com o Observatório de Segurança Pública do Município, estrutura criada pelo Pacto Pelotas pela Paz, o índice ficou em 7,09 registros por 100 mil habitantes, enquanto que em 2021 a proporção foi de 9 por 100 mil. Em relação a 2017, a taxa era de 34,4, o que significa uma queda de 80%.

Além disso, diversas políticas públicas foram implementadas no município gaúcho em prol da ampliação do Pacto, dentre as quais destacam-se obras de urbanismo, com construção de pista de skate e iluminação de vias públicas, o programa Cada Jovem Conta, que já atendeu 450 crianças e adolescentes em situação de risco de vulnerabilidade social a partir do monitoramento no ambiente escolar, e construção de moradia digna, um projeto-piloto que entregou a primeira residência a uma família pelotense.

*Com informações da Prefeitura de Pelotas

Acompanhe todas as notícias dos projetos desenvolvidos em parceria com a Comunitas em estados e municípios. Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *