O prefeito Firmino Filho e técnicos da Prefeitura de Teresina, que faz parte da rede Juntos, definiram as ações para otimização dos gastos da administração municipal. Para os próximos meses, a meta é otimizar R$ 35 milhões em despesas. As possibilidades foram debatidas durante reunião do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.
Durante a reunião, Firmino Filho pediu empenho aos gestores das pastas para que a meta seja alcançada. “Estamos vivendo um ano de crise econômica. É fundamental que possamos ter um compromisso com a otimização dessas despesas. É fundamental, para gestão, que possamos ter sucesso nessa fase”, disse o chefe do executivo municipal.
Para otimizar as despesas, cada gestor definiu, com apoio do Juntos, as ações que serão executadas nos próximos meses. Com a limpeza urbana, por exemplo, a meta é otimizar R$ 4,3 milhões até fevereiro do próximo ano. Para isso, haverá, entre outras ações, a implementação de grupo multidisciplinar de fiscalização e transferência da coleta de grandes gerados para inciativa privada.
“Agora precisamos executar essas ações para que as economias sejam realizadas. Apresentamos ações para que os custos sejam otimizados de forma coerente sem afetar a qualidade do serviço público”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim.
Juntos
O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, está presente em 12 cidades brasileiras. As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas com a Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.