O programa de requalificação da merenda escolar de Paraty entrou em uma nova fase em 2016. O Polo Gastronômico de Paraty, idealizador do projeto, engajou novos chefs de cozinha e lideranças comunitárias como padrinhos das escolas e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ampliou a utilização de ingredientes da agricultora familiar nos cardápios da merenda municipal. A iniciativa conta com o apoio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.
Outra novidade é a incorporação de duas receitas elaboradas por merendeiras das escolas Barra Grande e Laranjeiras, da rede municipal de ensino, ao cardápio do projeto. As receitas foram finalistas da fase estadual de um concurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Caderneta
Para facilitar o acompanhamento da merenda escolar pelos pais de alunos, a Secretaria de Educação e o Polo Gastronômico elaboraram uma caderneta da merenda. Ela traz o cardápio diferenciado de cinco semanas e destaca os ingredientes da agricultura familiar incorporados à merenda. A nutricionista da rede municipal Patrícia Perez supervisionou a elaboração do novo cardápio, garantindo uma alimentação balanceada todos os dias da semana.
Aprimoramento
A chef Ana Bueno, coordenadora do projeto, ressalta a importância das reuniões periódicas de avaliação do programa, quando os chefs de cozinha e os representantes da secretaria fazem um balanço do programa da merenda e trocam experiências sobre dificuldades ou avanços de cada escola.
“Essas trocas são essenciais para que a gente aprimore o programa. Os padrinhos também se tornam parceiros das escolas, apontando melhorias que não necessárias nos prédios e oportunidades de avanço na qualidade do ensino”, afirmou.
Bueno afirma ainda que outro avanço importante foi a aquisição de novos equipamentos para as cozinhas das escolas municipais, além de um caminhão frigorífico para o transporte da merenda e uma câmara frigorífica para a armazenagem dos alimentos. Com isso, foi possível incrementar o cardápio das escolas da região costeira de Paraty, onde a falta de opções de armazenagem dos alimentos obrigava as merendeiras a servir, invariavelmente, carne seca aos alunos.
Os chefs de cozinha que participam do projeto trabalham voluntariamente como padrinhos das escolas e, em visitas semanais, dão suporte técnico às merendeiras e verificam a aceitação do cardápio pelos alunos. Quando o programa foi idealizado, no final de 2014, 18 chefs se ofereceram como voluntários. Hoje, já são 29 padrinhos nas escolas.
Entre 2015 e 2016, o Polo Gastronômico também estimulou a qualificação das merendeiras da rede municipal, com cursos em parceria com o Sebrae e iniciativas para valorizar a atividade nas escolas, como a aquisição de uniformes adequados para o trabalho nas cozinhas.