As ações adotadas em Juiz de Fora (MG), por meio do programa Juntos, vêm se transformando em benefícios para toda a população, em especial nas áreas de educação, saúde e melhorias urbanas.
A gestão municipal superou a meta de ganhos em receitas e despesas em todos os meses com números já consolidados, de outubro de 2014 a julho de 2015, na frente de Equilíbrio Fiscal. A meta final da frente na cidade é chegar a R$ 33,8 milhões de ganhos em setembro.
Com os recursos possíveis por meio do programa Juntos – batizado de Gestão Inteligente na cidade mineira – vem sendo feita a manutenção de creches, de um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e de uma Unidade de Atendimento Psicossocial (UAPS).
As creches atendidas são três, que atendem a população dos bairros Jardim Cachoeira, Vila Esperança II, Novo Triunfo e Santos Dumont, além de uma escola na zona rural. São 506 vagas nas creches e 626 vagas em educação integral.
A manutenção de uma Praça CEU, ação em parceria com o Governo Federal, atende cerca de mil pessoas mensalmente.
Já a UAPS da Vila Olavo Costa, onde é realizado tratamento de dependência química e alcoolismo sem internação, atende 1,3 mil pessoas em média ao mês.
Urbanismo
Por meio do equilíbrio fiscal, foram investidos mais de R$ 4,3 milhões na pavimentação de 13 quilômetros de ruas. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) aumentou o número de bairros atendidos e houve melhoria na sinalização de trânsito, com implantação de placas e semáforos.
O programa Juntos
O Juntos é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos liderado pela Comunitas e presente em 12 cidades brasileiras. A Frente de Equilíbrio Fiscal promove aumento de receitas – sem a elevação de tributos – e a redução de despesas – sem prejuízo aos serviços.
Foto: Carlos Mendonça