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Projeto de Planejamento Estratégico da PGE-SP é selecionado para participar do CLAD

A iniciativa, que conta com o apoio da Comunitas, será apresentada em Cuba para diversas lideranças públicas, membros da academia e servidores de toda América Latina

A primeira fase da frente de Apoio ao Planejamento Estratégico da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), realizada com o acompanhamento da Comunitas, foi uma das iniciativas classificadas para participar do XXVIII Congresso Internacional sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, promovido pelo Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD). 

O evento, que este ano acontecerá na cidade de Havana, em Cuba, entre os dias 21 e 23 de novembro, já se consolidou como um dos mais importantes encontros da América Latina para apresentar e debater experiências e pesquisas realizadas sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. 

O encontro reúne ministros e secretários de Estado responsáveis ​​pelas políticas públicas em questão, além de parlamentares, pesquisadores, professores universitários e de instituições especializadas, consultores, servidores públicos, entre outros. O objetivo principal é promover a troca de experiências, pesquisas, estudos e publicações sobre as principais dimensões do processo de reforma do Estado e modernização da administração e gestão pública nos países da Ibero-América e do Caribe. 

Entenda sobre a primeira fase da frente de Apoio ao Planejamento Estratégico da PGE-SP

O projeto foi iniciado em agosto de 2022, a partir da realização de um diagnóstico da organização, a fim de entender quais são os principais obstáculos para geração de resultados dentro da PGE-SP. 

Com mais de 70 anos de existência, a PGE-SP passou a identificar a necessidade fundamental de realizar seu planejamento estratégico pela primeira vez, visando a implantação de ferramentas modernas de monitoramento de metas e indicadores de longo prazo para a instituição. Para isso, a instituição promoveu ações de escuta ativa junto aos seus funcionários, por meio de pesquisas e questionários. Mais de 870 funcionários da PGE participaram do estudo.

Crédito da Imagem: Site da PGE-SP

Além disso, esta etapa também contou com o levantamento de dados sobre o cenário externo e a realização de workshop com as lideranças para validação dos resultados e priorização dos direcionamentos para o planejamento estratégico. Outra ação desenvolvida no escopo dos trabalhos foi a criação de um site especial para coleta de informações. 

Atualmente em sua segunda fase, a previsão é que a frente de trabalho seja realizada em três etapas. Neste momento, a PGE-SP busca definir metas e indicadores estratégicos. O último estágio incluirá a construção de um portfólio de projetos e entregas, bem como a elaboração de um plano de monitoramento, avaliação e revisão da estratégia. A Comunitas vai acompanhar a instituição ao longo de todo o processo. 

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