O sucesso na implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) em Pelotas (RS), um dos municípios parceiros do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, foi destaque no primeiro dia do V Congresso Nacional de Gestão Pública (Conagesp), realizado nesta terça-feira (5/05), em Brasília (DF).
O escritório vem demonstrando ser uma ferramenta eficaz para o Executivo municipal definir prioridades e investir em obras e serviços que resultem na entrega de serviços cada vez melhores para a população, destacou o coordenador de Estratégia e Gestão da prefeitura, César Mendes.
Ainda segundo Mendes, o EGP faz parte de uma tendência crescente nos últimos anos: a busca do setor público por práticas bem-sucedidas do setor privado, como gestão por objetivos estratégicos, orçamento responsável, meritocracia e indicadores de desempenho. A experiência de Pelotas foi compartilhada no Conagesp com gestores públicos e funcionários de órgãos de governos de todo o país.
O papel decisivo da parceria com a Comunitas, que lidera o programa Juntos, o trabalho realizado em busca do equilíbrio fiscal, a liderança do prefeito Eduardo Leite e o engajamento de servidores nesse processo foram os principais pontos apontados para os bons resultados alcançados até agora no acompanhamento e monitoramento dos projetos.
Mapa estratégico
Pelotas tem hoje uma carteira com 250 projetos, todos vinculados ao Mapa Estratégico da Prefeitura. Desse total, 113 são considerados marcas de governo, isto é, o legado que a administração quer deixar para a cidade. “Esses projetos são prioridade, têm que ser entregues”, afirmou o palestrante.
É o caso, por exemplo, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus. Primeira da Rede Bem Cuidar, focada no atendimento humanizado e com uma série de serviços inovadores. Entregue à população em janeiro deste ano, a UBS foi criada em parceria com a comunidade e servidores, em mais um fruto da parceria da prefeitura com a Comunitas.
Mendes também destacou que o pleno andamento dos projetos é um processo longo, que necessita de continuidade. “São necessários mais quatro ou cinco anos, o que é difícil falar para uma prefeitura que começou esse trabalho no seu segundo ano. Mas acreditamos na sua continuidade.”
Curitiba
Os participantes do V Conagesp também puderam conhecer melhor o trabalho de outro município parceiro da Comunitas. Curitiba levou ao conhecimento dos presentes seu reconhecido trabalho nas redes sociais como meio de fomentar o diálogo entre o poder público e os cidadãos.
O diretor de Internet e Redes Sociais da prefeitura, Marcos Giovanella, apresentouposts e ações que tiveram grande repercussão, principalmente junto aos jovens, como o uso de jogos de RPG para abordar mudanças no trânsito na cidade. Em Curitiba, a Comunitas atua, por meio do Programa Juntos, na busca do equilíbrio fiscal.