loading

Regina Esteves participa de evento do movimento Unidos Pelo Brasil para debater a modernização da gestão pública

O evento marcou o lançamento da Agenda Legislativa do UPB para os anos de 2023 a 2026

 A foto mostra várias pessoas no eento de lançamento da Agenda Legislativa do Movimento Unidos pelo Brasil

Crédito da imagem: Movimento Unidos pelo Brasil

Na manhã de ontem (11), Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, participou de evento do movimento Unidos Pelo Brasil (UPB), uma coalizão formada por mais de 20 entidades de alcance nacional, para falar sobre a modernização da gestão pública. O objetivo do encontro foi discutir propostas para o lançamento da agenda legislativa para os anos de 2023-2026 defendida pela organização. 

O evento foi em formato de roda de debates e também contou com a participação de Ana Maria Diniz, presidente do Instituto Península como mediadora; Paulo Kakinoff, ex-presidente da Gol e ex-diretor da Volkswagen e da Audi; Maria Silvia Bastos, ex-presidente do BNDES e do Goldman Sachs, e integrante do Conselho do Centro de Liderança Pública (CLP). 

Modernização da Gestão Pública

Em sua apresentação, Regina abordou a temática da modernização da gestão pública, em que defendeu a necessidade de uma Reforma Administrativa que, de fato, traga maior eficiência aos governos ao estabelecer uma cultura de avaliação de desempenho e mensuração de resultados, mencionando o trabalho da Comunitas nessa área. 

“No momento, a Comunitas está trabalhando em três frentes que abordam, justamente, a modernização da gestão pública. Temos um trabalho em curso junto aos governos do Rio Grande do Sul e Minas Gerais focado na gestão de pessoas e melhoria da cultura organizacional, além da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, em que apoiamos seis municípios a criarem soluções aos desafios da área em suas prefeituras”, contou ela. 

A Comunitas também já apoiou no desenvolvimento e implementação de iniciativas em gestão de pessoas, como os programas de Participação Direta nos Resultados (PDR), em Santos (SP), que premia servidores públicos de acordo com seus desempenhos, e a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. Sendo que o case do PDR chegou, inclusive, a ser apresentado em evento da UNESCO de cidades inovadoras, realizado em julho na própria cidade. 

Agenda Legislativa

A agenda legislativa 2023-2026 é um documento que conta com 25 projetos de lei (PL) a fim de influenciar e sensibilizar os candidatos ao Congresso, bem como mobilizar os políticos eleitos em prol das iniciativas. O texto foi remodelado a partir de três pilares específicos: Modernização do Setor Público, Sustentabilidade Ambiental e Crescimento Econômico e Justiça Social.

O movimento já apoiou na aprovação de 20 PLs desde 2020, dentre os quais o Marco do Saneamento Básico, Autonomia do Banco Central e Improbidade Administrativa. Para a nova agenda, a organização prevê a aprovação de mais 14 outros projetos, como Mercados de Carbono (PL 2148/15), Reforma Administrativa (PEC 32/20) e Marco Legal do Pré-Sal (PL 3178/19). 

 

Achou o conteúdo interessante? Então não esqueça de assinar a nossa Newsletter para saber as novidades da Comunitas em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *