loading

Santos e Juntos apresentam plano para os próximos 30 anos

Santos (SP) recebeu, na última sexta-feira (14/08), reunião do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do país.

A reunião, realizada na Associação Comercial de Santos (ACS), reuniu a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, o prefeito Alexandre Barbosa, o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, empresários locais e líderes empresariais que integram o Juntos.

Também estiveram presentes secretários de Santos e de Curitiba (PR) e Juiz de Fora (MG), que também participam do programa.

No encontro, foi apresentado o Santos 500, projeto da prefeitura em parceria com o Juntos para o planejamento da cidade até 2046, quando Santos completará meio milênio.

O Santos 500 tem como objetivo estabelecer metas, ações e diretrizes para o fortalecimento da administração pública municipal, contribuindo ainda mais para o reconhecimento de Santos como cidade referência em qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social e polo educacional e turístico.

“Tenho certeza de que [o projeto Santos 500] vai inspirar outros empresários a participarem e também servir a muitas prefeituras. A Comunitas contribui muito para melhorar os indicadores, para que se possa avançar cada vez mais em muitos setores”, afirmou o prefeito.

Paulo Alexandre Barbosa também fez um balanço do programa Juntos na cidade, destacando os benefícios gerados à população por projetos como o Eficiência Coletiva, que promove o equilíbrio fiscal, o Coordenadores de Pais, que aproxima comunidade e escolas, e o Colab, que engaja o cidadão na administração pública municipal. Além disso, é desenvolvida ação para auxiliar na redução do índice de mortalidade infantil.

O Juntos também auxilia na capacitação e fortalecimento de lideranças públicas, seja com a concessão de bolsas de estudo, seja também por meio da realização de seminários com temas relevantes para o dia-a-dia dos gestores.

Todos Juntos

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, reafirmou a importância da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para o sucesso dos projetos do Juntos.

“É fundamental termos uma governança aberta, com a participação de todos os setores da sociedade, do primeiro até o último ano de governo. Santos vem sendo um grande exemplo de sucesso no Juntos, e acredito que o Santos 500 chega para reforçar isso”, disse.

 

Ao fim da reunião, o presidente do Santos Futebol Clube, Modesto Roma Júnior, um dos empresários presentes ao encontro, ofereceu uma camisa do clube em homenagem à Comunitas, em razão da contribuição prestada à cidade.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

Implementado em Santos em maio de 2014 e presente também em outros 11 cidades brasileiras, o Juntos é um programa de aprimoramento da gestão pública que propõe um modelo inovador de investimento social corporativo. Liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil, o Juntos estimula o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. O programa não gera custos para as prefeituras.

Os comentários estão desativados.